O vereador Isaac Antunes (PL) foi eleito, no dia 30 de novembro, presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto para o exercício de 2024. Ele, que anunciou sua candidatura em cima da hora, foi candidato único e recebeu 18 votos, a maioria deles do grupo que forma a base de sustentação do prefeito Nogueira no Legislativo municipal.
Empresário do ramo alimentício, pós-graduado em gestão de cidades e especialista em gestão de pessoas, o parlamentar está e seu segundo mandato como vereador.
Isaac vai administrar um legislativo com 93 servidores efetivos e 112 comissionados – cinco para cada um dos 22 gabinetes.
De acordo com a Constituição Federal, a Câmara de Vereadores tem direito a receber, todo ano, 4,5% dos recursos financeiros constantes do Orçamento Municipal por meio de transferências financeiras realizada pelo Executivo na forma de duodécimos. Para 2024, o valor seria de R$ 84 milhões com base em 4,5%, mas essa taxa caiu para 3,50% este ano.
Tribuna Ribeirão – O que o levou a querer presidir a Câmara no próximo ano?
Isaac Antunes – Em vários anos tive o nome cogitado para a disputa da presidência da Câmara Municipal, mas neste ano decidi, de fato, concorrer a eleição para presidente por entender que teremos um ano de 2024 motivado e vamos implantar uma linha de trabalho intensa nas questões que tratam de transparência e que tratam da estrutura organizacional da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Tribuna Ribeirão – Outros vereadores disseram que ser presidente em ano eleitoral toma muito tempo e acaba prejudicando a campanha par reeleição. O senhor concorda com essa afirmação?
Isaac Antunes – Acredito que a reeleição de cada um está ligada diretamente ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos. É fato que em ano eleitoral o desafio fica ainda maior, mas o meu foco principal é desenvolver junto com os colegas vereadores um excelente trabalho à frente da Câmara Municipal.
Tribuna Ribeirão – O senhor é pré-candidato a prefeito?
Isaac Antunes – O presidente estadual do PL e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, esteve recentemente em evento do Partido Liberal realizado aqui em Ribeirão Preto com a presença de mais de 600 filiados. Na ocasião, ele anunciou meu nome como pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto. Me sinto disposto e preparado para o desafio.
Tribuna Ribeirão – Quais serão seus principais projetos à frente da Presidência da Câmara?
Isaac Antunes – O primeiro passo é transformar o site da Câmara Municipal em um portal mais intuitivo e de fácil acesso, sobretudo nos links que tratam sobre os gastos da Câmara Municipal, projeto intitulado de ‘Dois Cliques’. Com dois cliques será possível ter acesso a todas as informações que tratam do dinheiro público.
Tribuna Ribeirão – Um dos projetos que ainda não saiu do papel foi a captação de energia solar pelo Legislativo. Ele é prioridade sua?
Isaac Antunes – Já estamos com uma comissão analisando o projeto de captação de energia solar para que possa ser viabilizado gerando economia aos cofres públicos e sendo fonte de energia limpa.
Tribuna Ribeirão – A implantação da Rádio Câmara pode acontecer no próximo ano?
Isaac Antunes – A TV Câmara possui uma estrutura que precisa ser reavaliada, temos excelente profissionais que precisam de uma estrutura compatível para ter um bom desempenho e levar a informação de toda atividade parlamentar, dos 22 vereadores, para a população. Após isso haverá espaço para pensar na implantação da Rádio Câmara.
Tribuna Ribeirão – O senhor é um defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro, declaradamente de direita. Nas eleições municipais para o Executivo do próximo ano, acredita que haverá polarização entre a direita e a esquerda?
Isaac Antunes – Jair Bolsonaro além de ser uma grande liderança no nosso país, transformou a política brasileira e em Ribeirão Preto não será diferente. A eleição terá discussões ideológicas, portanto acredito que haverá polarização e nossa missão é manter a direita unida sem jamais esquecer das questões que tratam diretamente da nossa cidade e que impactam a qualidade de vida dos cidadãos.
Tribuna Ribeirão – Que avaliação o senhor faz da administração do prefeito Duarte Nogueira?
Isaac Antunes – O prefeito Duarte Nogueira pegou uma terra arrasada, teve habilidade e a coragem necessária para corrigir os erros e foi austero na gestão do dinheiro público, sem esquecer dos investimentos necessários para a nossa cidade, como a entrega de 16 novas escolas, a viabilização de 56 km de corredores de ônibus, a construção de viadutos, pontes e asfalto novo em 120 bairros da nossa cidade. Esses são alguns dos feitos do prefeito Duarte Nogueira, o qual sou líder do Governo na Câmara Municipal.
Tribuna Ribeirão – Se seu partido não tiver candidatura própria o PL deve apoiar o candidato do prefeito Nogueira ao Executivo?
Isaac Antunes – O PL lutará para ter candidatura própria nas eleições de 2024.
Tribuna Ribeirão – O senhor preside o PL na região. Qual a meta da legenda na Região Metropolitana de Ribeirão Preto?
Isaac Antunes – A meta é ter candidatura própria a prefeito em vários municípios da nossa Região Metropolitana e fazer o maior número possível de vereadores nas cidades, aumentando ainda mais o número de lideranças que fazem parte do quadro do Partido Liberal.
Tribuna Ribeirão – Como avalia o PL?
Isaac Antunes – O povo brasileiro fez do PL o maior partido do Brasil com 14 senadores, 99 deputados federais e 19 deputados estaduais. Temos a maior bancada no Senado, na Câmara dos Deputados e também na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.