Tribuna Ribeirão
Artigos

Os profissionais da contabilidade são teimosos

Nestes dias estava refletindo sobre a atuação dos colegas contabilistas. Seja nos seus escritórios, como profissionais autônomos, empregados de empresas ou de outra forma de atividade e concluí: são teimosos! Calma, antes de julgar o texto pelo título, vou explicar. Afinal, não poderia tirar esta conclusão e deixar de redigir um texto discorrendo sobre este meu pensamento.

O significado de “teimoso” é no bom sentido! Os pro­fissionais da área contábil são engajados, persistentes, estão sempre aprendendo (ainda mais nesta época de pandemia, com alterações de decretos, prorrogações de obrigações e pa­gamentos etc.), insistem em buscar o melhor e não admitem desconhecerem algo ou não entenderem sobre algum assunto relacionado à sua atividade.

Estabelecem uma rotina, muitas vezes estafante em alguns momentos. Estudam e interpretam leis, normas, documentos e informações. Elaboram suas planilhas, livros, demonstra­ções e relatórios. Calculam e emitem guias, certidões, decla­rações, dentre outros, com o objetivo de oferecem o melhor para seus parceiros e clientes.

Não admitem erros, pois caso ocorram, podem trazer gra­ves prejuízos para seus negócios e também aos que dependem do seu trabalho, pois é uma profissão alicerçada na confiabili­dade, na ética e na transparência.

Buscam sempre excelência em sua atuação pessoal e profissional, pois estão geralmente atarefados, atendendo às demandas impostas pelos prazos que devem cumprir e pelo trabalho. Além disso, se desenvolvem continuadamente, para não somente estarem atualizados com aquilo que impacta na sua atividade, mas também para informar, orientar e esclare­cer dúvidas de seus clientes e colegas.

Neste momento atual vivido, a atuação dos profissionais da contabilidade tem sido crucial para redução e controle de gastos, gestão eficiente do fluxo de caixa, administração dos ciclos operacionais e financeiros, economia fiscal, den­tre outros, dentro da legalidade, que são fundamentais para manutenção das empresas que passam e são afetadas por esta enorme crise econômica.

Como sou contador, me incluo nesta nobre classe e afir­mo: nós, profissionais da contabilidade, somos teimosos, pois isso ajuda a dar conta de todos os afazeres.

A teimosia é então a persistência em buscar o seu me­lhor! Afinal, o profissional que não se atualiza, que não se aprimora, que não procura mudar e se adaptar às exigências, acaba perdendo seu espaço. Continuemos sendo insistentes, persistentes, “chatos” consigo mesmo, pois assim atingiremos nossa excelência.

Postagens relacionadas

O elogio da literatura, de Zygmunt Bauman e Riccardo Mazzeo

William Teodoro

O Paraguai e sua Literatura: GABRIEL CASACCIA (2)

Redação 1

A preservação necessária

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com