Tribuna Ribeirão
Geral

Os primeiros passos para a adoção

O Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto – “Crescendo em Família” (Gaiarp) promove neste próximo domingo, 20 de maio, a partir das nove horas, a 2ª Caminhada Ribeirão pela Adoção”. O evento, que tem como objetivos sensibilizar as pessoas e chamar a atenção para o direito que crianças e adolescentes têm à convivência familiar, será dentro do Parque Municipal Doutor Luís Carlos Rayana rua Severiano Amaro dos Santos, no Jardim Botânico, Zona Sul da cidade.  
 
A atividade faz parte de um movimento que ocorrerá no mesmo dia e horário em todo o Brasil, orquestrado pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), e que também comemora o Dia Nacional da Adoção, oficialmente celebrado na próxima sexta-feira (25). No ano passado, 1ª Caminhada Ribeirão pela Adoção” reuniu cerca de 250 pessoas na Praça da Bicicleta.  
 
Além da mudança do local, a diferença para esta edição é que os participantes do evento poderão adquirir uma camiseta da ação, confeccionada pelo Gaiarp, por R$ 20. A renda das peças será revertida para colaborar com os custos da ONG. Os interessados podem fazer a encomenda, entre 14 e 18 horas, pelos telefones (16) 3635-0165 e 3019-2084. O evento tem patrocínio da escola de idiomas FiskEquilibriusPainew, Supermercado Serv SinMuraca e Instituto de Reprodução Humana – Clínica Ana Bartmann. 
 
Dificuldades na adoção – Dados do Cadastro Nacional da Adoção (CNA) apontam 30 mil candidatos inscritos para pouco mais de seis mil crianças disponíveis para adoção. “Alguns dos fatores que emperram a ampliação do número de adoções bem-sucedidas no Brasil são as falsas crenças sociais, os mitos e os preconceitos existentes no imaginário popular sobre os chamados ‘problemas gerados por filhos adotivos’, o que colabora para que milhares permaneçam nas instituições de acolhimento por muitos anos”, afirma a presidente do GaiarpMarcia Pecego. 
 
Sobre o Gaiarp – Gaiarp – “Crescendo em Família” é formado por pais e filhos por adoção, profissionais liberais e pessoas que se interessam pela causa e que, voluntariamente, se propõem a desenvolver um trabalho de esclarecimento e estímulo a essa alternativa de maternidade/paternidade e apadrinhamento responsável. Para atendimento e apoio aos que já adotaram e àqueles inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, o Gaiarp conta com equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais. 
 
Filiada à Associação Nacional de Grupos de Apoio a Adoção (Angaad), a ONG busca colocar em prática a promoção, a proteção e a defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. Em 14 anos de existência, foram atendidos, direta e indiretamente, perto de 5.500 usuários. Atualmente, desenvolve os projetos Popa (Programa de Orientação a Pretendentes à Adoção) e Apadrinhamento Afetivo. O grupo funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

William Teodoro

Moradora do Jardim Manoel Penna denuncia vazamento que ocorre há cinco meses

William Teodoro

Quinteto da Osrp no Dia dos Namorados 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com