Até sexta-feira, 5 de junho, o Museu Casa de Portinari participa das reflexões da Semana do Meio Ambiente com ações temáticas pelas redes sociais. O local possui uma área privilegiada com relação à arborização urbana e serve de refúgio para as aves que vivem em Brodowski.
Para comemorar o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o equipamento apresenta ao público o resultado de um de seus trabalhos de pesquisa.
De fácil observação, o levantamento foi feito com base na identificação visual e/ou sonora das aves e, quando possível, com registro fotográfico.
O estudo identificou 46 espécies de aves, pertencentes a 21 famílias. O resultado pode ser conferido por meio da apresentação “4 Estações – A Exposição feita pela Natureza”, disponível no site. Ainda é possível conhecer espécies da flora local que transformam os jardins da Casa de Portinari em poesia pura.
Outra atividade será a exibição de pequenos vídeos, com alguns dos pássaros catalogados, e o da poesia “A Travessia do Caminho”, narrado por Susana Carizza ao som da chuva caindo num final de tarde. O público também será contemplado com informações sobre o Programa de Sustentabilidade Ambiental aplicado pelo equipamento para que as rotinas internas não impactem, de forma negativa, no desenvolvimento sustentável.
Entre as medidas estão a diminuição do uso de copos descartáveis, a instalação de composteira para a produção de adubo orgânico, a instalação de cisterna para captação de água da chuva e plantio anual de mudas para compensação da emissão de gás carbono, entre outras. Durante o mês, os internautas poderão participar de ações juninas on-line, lives, oficinas, contação de história, leitura de poemas de Portinari e quizzes.
Para conferir toda a programação, basta seguir e curtir o Facebook e Instagram do Museu Casa de Portinari (@ museucasadeportinari), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinar (Acam Portinari). O site é www.museucasadeportinari. org.br.