Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Os novos rostos da Câmara de Vereadores

Câmara de RP - Foto: JF Pimenta

Para dar ao ribeirão-pre­tano a oportunidade de co­nhecer os novos integrantes do Legislativo da cidade, o Tribuna fez um levantamento sobre os oito novos vereado­res. Também perguntou para cada um, o que ele pretende fazer em seu primeiro ano como parlamentar. Conheça quem são e o que eles respon­deram. O levantamento não incluiu os vereadores que se reelegeram e, portanto,

Matheus Moreno de Almeida (MDB)
É Natural de Ribeirão Preto e gradu­ado em Comércio Exterior pelo Cen­tro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Ocupou vários cargos na Associação de Bairro e Moradores da Comunidade do Jardim São José, na Associação Comunitária e Cultural do Complexo Urbano Sudeste. Foi um dos fundadores e participou ativamente como liderança do Coletivo de Protago­nismo Juvenil “Unidos em Ação”.
Em 2014 chegou à presidência da Associação de Moradores do Jardim São José. Foi reeleito para o cargo que vem exercendo desde então. Disputou as eleições municipais de 2016 ficando como suplente. Também foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa Paulista, cargo do qual se desincompa­tibilizou para ser candidato a vereador nas eleições deste ano.
Prioridades como vereador – “No papel de intermediário e representante da população fiscalizarei o Poder Executi­vo, acompanhando ações empreendidas e cobrando por clareza e transparência nas informações. Ocuparei e serei presente nas tarefas executivas que me couberem (comissões permanentes e outros). Dialogar, ser propositivo, atuar com independência, focando em um mandato comprometido e alinhado com as demandas político-sociais e comu­nitárias locais e o interesse público e social, sem oposição ou situação sis­têmicas. Manterei a proximidade com as comunidades e lideranças de bairro, garantindo direcionamento e apoio as demandas dos munícipes”
“Já despontam como prioritárias a defesa do direito dos animais, o apoio e suporte ao Terceiro Setor e as ações sociocomunitárias, direitos das pessoas com deficiência, políticas públicas do esporte, da recreação e do lazer, da arte e da cultura e da assistência social. Fiscalização, proposição e reivindica­ção andarão juntas a nortear os meus objetivos enquanto parlamentar”.

Duda Hidalgo (PT)
Estudante de Direito na Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto é ex-conselheira municipal da Habitação e ex-presidente do Cen­tro Acadêmico Antônio Junqueira de Azevedo. Coordenadora do DCE Livre da USP, membra do movimento Creche e fundadora do Movimento Ribeirão Solidária e Encontro Feminista.
Prioridades como vereadora – “Minhas principais pautas são direitos das mu­lheres, educação, combate a LGBTfobia, equidade racial, cultura, meio ambien­te e moradia digna. Tenho diversos projetos e indicativos que pretendo propor principalmente com relação a estas pautas, sendo alguns deles: lei da paridade salarial, regulamentação do IPTU progressivo, luta pelo Plano Municipal da Educação, dentre outros. Mas, além disso, precisamos garantir que haja atenção e comprometimento dos serviços públicos que são ofereci­dos em todas as áreas da cidade sendo tarefa de um vereador fiscalizar isso”. A nova parlamentar afirma ainda que o foco central ao longo do mandato é a construção de uma cidade – do centro a periferia – em que todas e todos tenham vez e voz

André Rodini (Partido Novo)
Formado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) atua como representante comercial internacional, focado exclusivamente na exportação de sêmen e embriões bovinos. Divorcia­do, pai de dois filhos é espírita Karde­cista e rotariano.
Prioridades como vereador – “No pri­meiro ano do meu mandato, bem como em todos os outros, vou direcionar todos os esforços para a fiscalização das contas públicas. Pretendo propor revogação de leis obsoletas que só fa­zem aumentar a burocracia e a lentidão do Serviço Público. Após a seleção, por meio de Recursos Humanos, de 462 currículos, cheguei a dois excelentes profissionais para trabalharem comigo: um advogado e um contador, especia­lizado em auditoria. Abro mão nesses primeiros seis meses de mais um assessor para ver qual será o tamanho do trabalho. Não usarei mais que três assessores, nem automóvel da Câmara Municipal. Apresentarei a prestação das contas mensalmente aos eleitores”.

Franco Ferro (PRTB)
Natural de Ribeirão Preto, Franco Ferro estudou e trabalhou como publicitário, mas foi durante seus quase 30 anos de trabalho como cabeleireiro em seu salão em Bonfim Paulista que se envolveu com a comunidade. Define-se como participativo e atuante na área de esporte e causas sociais. Franco afirma ainda que o trabalho do vereador vai além de legislar e fiscalizar.
Concorreu pela primeira vez a uma cadeira na Câmara no ano de 2000 obtendo 1.017 votos. Posteriormente concorreu novamente em 2008 obtendo 1.800 votos. Após doze anos sem concorrer Franco decidiu novamente disputar uma cadeira na Câmara Mu­nicipal de Ribeirão Preto sendo eleito para o mandato 2021 a 2024.
Prioridades como vereador – Resgatar os valores humanos, através de projeto desenvolvido para crianças e jovens. Entre suas propostas está o projeto de revitalização da área central do distrito de Bonfim Paulista, projeto de esta­cionamento na área central de Bonfim, reativação das categorias de base do Bonfinense para formação de jogadores registrados pela Federação Paulista de Futebol e projetos voltados para área cultural para todas as camadas sociais.

Ramon Faustino (Psol)
Ramon Faustino é o representante legislativo do mandato coletivo Ramon Todas as Vozes. Ele iniciará sua primei­ra legislatura através de um mandato coletivo, junto com oito co-vereadores: Anita Silva (líder comunitária e costu­reira), Márcia Rubiano (fisioterapeuta), Sheila Brandão (comunicadora e fotó­grafa), Flávio Racy (artista e produtor cultural), Patrícia Cardoso (professora), Jéssica Romero (jornalista), Viviane Sil­va (advogada) e Mileide Melo (cientista social e professora).
Ramon Faustino é pedagogo e atuou como professor do ensino fundamental na rede pública de educação. Iniciou sua militância há cerca de 10 anos, no movimento estudantil e de juventude da USP-RP. Foi conselheiro municipal e também integrou movimentos comu­nitários e por moradia. Hoje também desenvolve o movimento negro na cidade, viabilizando oficinas, grupos de estudo e formações para professores na área da educação antirracista.
Prioridades como vereador – “O pri­meiro ano de mandato será para nos organizarmos com a população e para a dinâmica interna da Câmara. Nosso modelo de mandato coletivo propõe uma política que vai além das deman­das da institucionalidade, que envolvem as votações na Câmara e tudo que se refere ao trabalho legislativo, por exem­plo. Sendo assim, além da proposição de leis e da fiscalização do executivo e dos serviços públicos, o primeiro ano será para organizar como será a partici­pação popular no nosso mandato”.
Segundo o parlamentar, como passo inicial fará um mapeamento das ne­cessidades das pessoas que vivem nas periferias, entendendo quais são as de­mandas em cada área, como educação, moradia, cultura, saúde entre outros direitos. A partir deste mapeamento, discutirá dentro e fora da Câmara os caminhos para atuar e solucionar as questões. “De maneira geral, nosso mandato visa fortalecer e visibilizar as pautas e lutas da periferia, além de criar instrumentos para fortalecer a partici­pação popular na política”.

Judeti Zilli (PT)
Eleita vereadora por meio de mandato coletivo que conta com os co-par­lamentares: Sílvia Diogo (assistente social), Ádria Maria (professora), Danilo Valentim (professor), e Paulo Honório (fotógrafo/editor).
Professora e ativista feminista iniciou formação política nas Comunidades Eclesiais de Base, da Teologia da Li­bertação, na região Norte da cidade, na década de 1980. Foi conselheira tutelar por sete anos. Militou em pastorais e movimentos sociais, especialmente na área dos direitos das mulheres. Com outras mulheres, fundou a Casa da Mulher, em 1997, e executou projetos de geração de renda, cursos de educação popular feministas entre outros. Em 2019 ingressou na Associa­ção dos Profissionais de Educação de Ribeirão Preto.
Prioridade como vereadora – “A popu­lação de Ribeirão Preto pode esperar neste primeiro ano um mandato Cole­tivo Popular que represente e dê voz aos movimentos de mulheres, negros e negras, moradia, profissionais da edu­cação e servidores públicos, propondo políticas públicas de investimento e valorização dos serviços. Cumpriremos também com o papel de fiscalizar as ações do executivo nos gastos públicos e no compromisso de realizar investi­mentos na cidade”.
“Devemos iniciar os trabalhos com atenção às propostas que apresenta­mos durante a campanha. São várias as áreas de atuação e isso requer um estudo sobre quais temas estão em tramitação. Iniciaremos 2021 com uma grave crise social e o poder público precisa estabelecer uma política de atendimento e cuidados com os mais necessitados. O Coletivo será um instrumento de luta da classe trabalha­dora e dos movimentos organizados da cidade, identificando as demandas reais da população e as defendendo dentro do espaço institucional”.

Sergio Zerbinato (PSB)
Nascido e criado na zona Leste de Ribeirão Preto é formado em tecnólo­go em logística. É pós-graduado em Gestão Pública e atualmente cursa Ciências Políticas. Desde muito cedo atua na região do Complexo Ribeirão Verde como líder comunitário, estan­do a frente de diversas ações como a luta para a duplicação da Avenida Antônia Mugnato Marincek, defesa do meio ambiente e ações sociais em defesa da população mais vulnerável socialmente.
Atuou no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Conselho Municipal da Juventude e Conselho Local de Saú­de, levando as pautas da comunidade e exigindo ações diretas do município. Foi eleito com 1913 votos.
Prioridades como vereador – Norteado pelo princípio de igualdade e justiça social, tem como principal bandeira levar para a periferia um olhar mais social, construindo políticas públicas que levem oportunidades a todos, como emprego, educação, esporte e saúde de qualidade.

Brando Veiga (Republicanos)
Natural de Guanambi, no estado da Bahia é pastor evangélico a vinte anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Tem 43 anos e desenvolve projetos sociais em asilos, presídios hospitais e comunidades.
Prioridades como vereador – Afirma que o bordão “quem ama cuida” faz parte de sua identidade e que ele fará parte, agora, de seus projetos pela população na Câmara de Vereadores.

 

A nova Câmara de Ribeirão Preto
PSDB
Maurício Gasparini
Bertinho Scandiuzzi
Mauricio Vila Abranches

MDB
Igor Oliveira
Alessandro Maraca
Matheus Moreno

PSB
Sergio Zerbinato
Luis França
Jean Courauci

Progressistas
Renato Zucoloto
Elizeu Rocha

Partido dos Trabalhadores
Duda Hidalgo
Judeti Zilli

Cidadania
Marcos Papa

PDT
Lincoln Fernandes

Republicanos
Brando Veiga

Democratas
Glaucia Berenice

Psol
Ramon Faustino

PSL
Paulo Modas

Novo
André Rodini

Partido Liberal
Isaac Antunes

PRTB
Franco

Postagens relacionadas

Procurado pela PF é preso pela PM em Ribeirão Preto

William Teodoro

Homem que matou mulher queimada na região é condenado a 44 anos

Luque

Gasto com pessoal cresce 62% em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com