Um dos maiores sucessos de bilheteria do teatro brasileiro há quase duas décadas, “Os Monólogos da Vagina” é uma das atrações da vitrine da plataforma digital “Eu Faço Cultura” (www.eufacocultura.com.br) em Ribeirão Preto, nos dias 15 e 16 de fevereiro, às 21h. Para ter acesso ao ingresso gratuito e assistir ao espetáculo, apresentado no teatro municipal, a pessoa precisa ser cadastrada no programa.
O público da região de Ribeirão Preto terá a oportunidade de conhecer o texto da norte-americana Eve Ensler, que ganhou adaptações em diversos países. A autora reuniu depoimentos de mulheres de diferentes culturas sobre temas do universo feminino, como maternidade e sexualidade, com sucesso de público e crítica, pela abordagem inédita em forma de tragicomédia.
A peça começou a ser produzida no Brasil no início dos anos 2.000, com adaptação do premiado autor Miguel Falabella. Reuniu ao longo dos anos um elenco de nomes consagrados como Adriana Lessa, Cissa Guimarães e Zezé Polessa. No atual elenco estão as atrizes Maximiliana Reis, Cacau Melo e Sônia Ferreira.
Saiba mais
O Programa “Eu Faço Cultura” beneficia alunos de escolas públicas (desde a escola básica até o ensino profissionalizante), pessoas que estão nos programas sociais do governo federal (Minha Casa Minha Vida e ProUni, entre outros), microempreendedores individuais (MEIs), ONGs de assistência social, idosos e pessoas com deficiência.
O interessado se cadastra, passa por uma avaliação e, uma vez cumprindo as exigências de documentação, fica apto a fazer os resgates dos ingressos.
O “Eu Faço Cultura” é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Foi lançado em 2006 e há dois anos transformou-se em plataforma digital, mantendo seu objetivo de democratizar o acesso à cultura. Está presente em 24 Estados e no Distrito Federal. “É um projeto cultural e de inclusão social, que aproxima uma parte da população hoje afastada do consumo de cultura”, explica Moacir Carneiro, diretor sociocultural da Fenae.
Com uma proposta inédita no Brasil, o “Eu Faço Cultura” compra produtos/ingressos de produtores culturais ou fornecedores de cultura e os distribui a pessoas de baixa renda com subsídio total do governo federal. É uma iniciativa da Fenae (www.fenae.org.br) e das APCEFs, que tem a participação de milhares de empregados da ativa e aposentados da Caixa, contando com patrocínio da Caixa Seguradora e da Wiz.