Na edição do último domingo, dia 26 de março, o Tribuna Ribeirão trouxe em sua página de Turismo os dez destinos mais acolhedores do Brasil – , veja nessa página os Top 10 – , de acordo com um levantamento da plataforma Booking.com com base em 240 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais. Trata-se do prêmio anual Traveller Review Awards 2023, que reconhece os prestadores de serviços de viagens pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. Nesta edição vamos apresentar os três primeiros de cada estado brasileiro.
No estado de São Paulo, Brotas, Serra Negra e Cunha figuram no Top 3.
Brotas
A estância turística integra o Circuito Serra do Itaqueri. A cidade encanta pela diversidade natural e reserva ao visitante agradáveis surpresas como suas incontáveis trilhas ecológicas, corredeiras, cachoeiras e a inesquecível experiência das areias que cantam.
Brotas possui características bastante significativas no que se refere à preservação de recursos naturais, pois retém uma grande parcela de mata nativa (cerrado e mata atlântica), abrigando uma considerável biodiversidade animal e vegetal.
Seus recursos naturais, aliados ao incremento de produtos e serviços turísticos, tornam a estância, referência nacional em turismo de aventura e natureza, ecoturismo e turismo rural. Sua história iniciou no século XIX e teve papel importante na época áurea do café. Toda esta maravilha se soma à hospitalidade do povo local!
Serra Negra
A estância hidromineral pertence ao Circuito das Águas Paulistas. São inúmeras as opções de lazer no local que além do saudável clima de montanha oferece suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas e uma rica paisagem natural. Em 1928 é descoberta a riqueza radioativa das águas, sendo criado em 1930, um pavilhão de hidroterapia construído ao lado da grandiosa fonte. A qualidade de suas águas minerais levou Serra Negra ao título de “Cidade da Saúde”, dado pelo então Presidente da República Washington Luís.
Com excelente infraestrutura, a cidade atrai muitos turistas que além de desfrutarem dos recursos naturais, e hidrominerais, procuram o reconhecido comércio de enorme variedade de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, enxovais, presentes e artesanatos diversos, com preços bem accessíveis.
A cidade é também procurada para o turismo de negócios, com seus grandes centros de convenções e rede hoteleira impecável, para acolher a realização de eventos corporativos.
Cunha
A estância climática fica na região do Vale do Paraíba. Nasceu como povoado na metade do século XVIII. O município foi criado em setembro de 1785, por Francisco da Cunha e Menezes. Reconhecida pela sua produção de cerâmica queimada em forno, desde os índios guaranis, passando pelas paneleiras. Até hoje esta tradição, sustenta boa parte da economia local.
Ideal para quem procura o aconchego da natureza bucólica, o requinte da comida caseira, e o ar puro da Serra do Mar, Cunha oferece total infraestrutura. As principais atrações da cidade são os passeios em trilhas ecológicas, as cachoeiras, e as fornadas de cerâmica que são apresentadas ao público.
Faz parte dos Circuitos Rota da Liberdade e Caminhos da Corte. Para conhecer um pouco da história local, o turista pode percorrer “O Caminho do Ouro”, que abriga paisagens exuberantes, incluindo a vista panorâmica do litoral de Parati. Os museus e construções antigas e festas locais, são destaques para quem aprecia o turismo histórico-cultural. Tudo isto somado à hospitalidade do povo da região.
Confira a seguir os destinos mais acolhedores ao redor do país:
Nordeste
Alagoas: Praia do Francês, Porto de Pedras e Maragogi.
Bahia: Vale do Capão, Praia do Forte e Imbassaí.
Ceará: Icaraí, Flecheiras e Canoa Quebrada.
Maranhão: Carolina, Atins e Santo Amaro.
Paraíba: Jacumã, João Pessoa e Bananeiras.
Pernambuco: Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Praia dos Carneiros.
Piauí: Barra Grande, Teresina e Parnaíba.
Rio Grande do Norte: Mossoró, Pipa e São Miguel do Gostoso.
Sergipe: Aracaju e Estância.
Norte
Amapá: Macapá.
Amazonas: Manaus.
Pará: Alter do Chão, Belém e Santarém.
Rondônia: Porto Velho.
Roraima: Boa Vista.
Tocantins: Palmas.
Centro-Oeste
Distrito Federal: Brasília.
Goiás: São Jorge, Rio Quente e Anápolis.
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
Mato Grosso do Sul: Bonito e Campo Grande.
Sudeste
Espírito Santo: Pedra Azul, Itaúnas e Domingos Martins.
Minas Gerais: Monte Verde, Lavras Novas e Serra do Cipó.
Rio de Janeiro: Penedo, Visconde de Mauá e Abraão.
São Paulo: Brotas, Serra Negra e Cunha.
Sul
Paraná: Ilha do Mel, Cascavel e Morretes.
Rio Grande do Sul: Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul.
Santa Catarina: Pomerode, Guarda do Embaú e Praia do Rosa.