Primeiramente, torna-se importante destacar que pessoas enamoradas, quando envolvidas em um relacionamento virtual, parecem demonstrar menos reações inibitórias do que quando envolvidas em relacionamentos no mundo real. Engajadas num namoro online, elas, cedo ou tarde, virão a se encontrar em uma situação na qual terão que rejeitar a solicitação de alguém para um encontro. Então, cabe aqui a pergunta, conforme apontado por Karin Sternberg, em Psychology of Love (2014), “Quando requeridas para um encontro virtual, as pessoas, envolvidas em relacionamentos online, rejeitarão este encontro diferentemente do que quando envolvidas em relacionamento real?”. Se alguém não conhece pessoalmente a pessoa que está requisitando o encontro, e sente-se muito mais segura com esta interagindo apenas diante do computador do que frente a frente no mundo real, esta situação afeta a maneira como estas reagirão?
Segundo os estudiosos, há três maneiras de a solicitação de um encontro ser rejeitada de forma online. Primeira: a pessoa pode ser simplesmente ignorada. Esta é uma maneira muito econômica de dizer não e que é muito usada em diferentes sites de relacionamento online. Segunda: muitos sites têm uma tecla especial dizendo “Não, obrigado.”, na qual uma pessoa pode rapidamente clicar, indicando que o receptor da mensagem está categoricamente rejeitando qualquer futuro encontro. Terceira: as pessoas podem escrever personalizadas mensagens de rejeição, nas quais expressam desculpas, explicam as razões para a rejeição, expressam preocupações para com o sentimento das outras pessoas etc. Complementando, há estudos mostrando que as mensagens de rejeição foram mais polidas e educadas quando enviadas aos participantes que já conheciam as pessoas virtualmente. Ao contrário, foram mais diretamente negativas quando desconheciam o interlocutor solicitante do encontro. Em resumo, isso indica que a distância social tem um papel no grau de afetividade das respostas de rejeição.
Outra dimensão muito importante de um relacionamento online refere-se à primeira impressão que alguém tem da pessoa com a qual está iniciando uma interação online. As pessoas formam suas primeiras impressões baseadas nas aparências e, obviamente, as mais atrativas têm uma vantagem quando estão sendo julgadas tendo a possibilidade de se autoapresentar. De fato, algumas pesquisas têm revelado que as pessoas descrevem a si próprias com traços mais positivos e com mais alta inteligência aos outros. Assim considerando, e não surpreendentemente, grande número de pessoas ficaram maravilhadas com o advento do relacionamento online porque elas assumiram que isto poderia nivelar o campo entre as mais e as menos atrativas. Quando você encontra alguém online ou no mundo real, uma das primeiras coisas que você aprende sobre a pessoa é o nome dela. Logo, quando você constrói sua impressão sobre aquela pessoa, o nome, invariavelmente, tem um papel muito importante. Pensando nisso, alguns pesquisadores investigaram como os nomes, mais ou menos populares, poderiam afetar o grau e a qualidade do relacionamento online. Os dados revelaram que o efeito do nome teve um papel muito forte, de forma que, quanto mais negativo o nome, menos acessos ocorreram no perfil do mesmo; ao passo que, pessoas com nomes muito populares tiveram mais visitas aos seus perfis do que pessoas com nomes menos atrativos. Certamente muitos de vocês podem não gostar desses achados, mas eles são o que são.
Outra dimensão estudada tem sido o impacto das fotos utilizadas nos perfis das pessoas que se relacionam online. Alguns pesquisadores partiram da hipótese de que boa aparência é assumida estar associada com boas habilidades sociais e com alta inteligência. De forma que, nestes casos, podem ocorrer que a internet não nivele o nível do jogo/relacionamento. Indo um pouco mais além, os estudiosos, investigando mais do que fotos nos perfis, analisaram, também, o apelo de textos que acompanharam a foto. Esses textos foram analisados considerando o quão atrativa era uma dada pessoa, do ponto de vista físico, da cordialidade, da confidência, da inteligência, do carisma e do humor. Brevemente, os resultados mostraram uma correlação positiva esperada entre atratividade textual e atratividade na foto, embora texto e foto de qualquer indivíduo nunca tenham sido julgados por uma mesma mulher.
O que isso significa? Significa que, segundo Karin Sternberg, quanto mais atrativa for a foto de uma pessoa, mais atrativo é o texto que acompanha a foto. Os textos foram julgados como atrativos principalmente quando eles refletiam confidência; sendo esta mais específica, mais atrativa era a foto apresentada. Assim, por exemplo, quanto mais confidente um homem se revelava em seus escritos, tanto mais uma mulher achava seu texto e sua foto atrativos. Não obstante, um texto exalando confidência, mas acompanhado por uma foto de um parceiro menos atraente, não impressiona tanto uma mulher. Mas, ao contrário, faz o homem parecer arrogante e presunçoso. Assim, infelizmente, parece que, mesmo online, os indivíduos atrativos ainda levam vantagem na competição.