Um dos principais gargalos das cidades brasileiras, principalmente das médias e grandes, é a mobilidade urbana. Há desafios constantes a serem enfrentados com soluções que muitas vezes custam muito além das possibilidades dos combalidos cofres públicos. É preciso encontrar alternativas que beneficiem cada vez mais o maior número de pessoas, desenvolver os projetos corretamente, para que os recursos sejam bem aproveitados.
É exatamente isso que temos buscado desde o início de nossa gestão na prefeitura de Ribeirão Preto. Com o planejamento de olho nos resultados e na boa aplicação dos recursos públicos em todos os setores. Notadamente na mobilidade urbana conseguimos resgatar recursos de outras instâncias de governo e iniciar ou reiniciar obras de mobilidade urbana que farão (algumas já fazem) grande diferença na vida das pessoas que se locomovem com veículos próprios ou no transporte público, de forma coletiva.
Obras de recapeamento têm recuperado o pavimento de vias da cidade e melhorado a mobilidade em vários bairros. Obras viárias como a duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek e as pontes da avenida Francisco Junqueira vão conduzir melhor o trânsito tanto na zona Leste quanto na região central da cidade. Todas elas estão já em sua fase final. A duplicação da Antonia Mugnatto Marincek, ainda em obras, já beneficia a vida da população de vários bairros daquela região.
Na avenida Francisco Junqueira, as três pontes que vão ligar o Centro ao bairro Campos Elíseos também já estão em fase de conclusão e representarão uma grande melhoria para o trânsito. A rua José Bonifácio terá ligação direta com a rua Paraíba, assim como a Visconde de Inhaúma com a Tamandaré e a Barão do Amazonas com a Benjamin Constant. Isso vai possibilitar acesso mais rápido às várias vias das duas regiões, com segurança e melhor distribuição do tráfego.
São muitas as demais obras de mobilidade urbana já com projetos e recursos aprovados. As próximas a serem licitadas são os corredores expressos do transporte coletivo na avenida Saudade e rua São Paulo, avenida Dom Pedro I, a ponte da rua Pompeu de Camargo e o viaduto no cruzamento das avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whately. Depois virão outros corredores, pontes e viadutos que vão transformar a mobilidade da cidade.
Mas é certo que o desenvolvimento da cidade, com crescimento populacional, vai exigir novas soluções de tráfego, novas formas para as pessoas se deslocarem com segurança, rapidez e conforto. Por isso, aliado às necessárias obras viárias, melhoria das vias, modernização da sinalização e fiscalização eficiente do trânsito, é preciso investir no transporte coletivo de passageiros, que produz efeitos rápidos e menos onerosos. Além de representar alternativa para um maior número de pessoas.
Assim temos trabalhado para que a concessionária do transporte coletivo urbano da cidade, o Consórcio PróUrbano, melhore o atendimento aos usuários, principalmente com a renovação da forta. Neste ano o consórcio já colocou em circulação, em três etapas, 90 novos veículos – entre ônibus e micro-ônibus. Antes da virada do ano, mais 22 serão entregues, com uma renovação de 112 veículos em um ano, a maior já ocorrida na cidade.
São veículos modernos, já equipados com 11 pontos USB para carregar baterias de celular, câmeras de segurança e GPS, para o monitoramento de rotas. A utilização de veículos mais novos e modernos vão assegurar maior conforto e segurança aos usuários. Mas não é só. O objetivo é também ampliar a utilização do transporte coletivo como forma de melhorar a mobilidade de todos, quaisquer que sejam as formas escolhidas.