Ribeirão Preto e região vêm registando baixas temperaturas nos últimos meses. Os termômetros registraram no dia 7 de julho a marca mais baixa desde 2013: 3,9 graus. E tem sido assim desde maio, com raros momentos de temperatura elevada.
A baixa temperatura pode provocar algumas reações, principalmente na pele. Segundo a esteticista e cosmetóloga Laisa Leão Monteverde, da Clínica LaBelle, nesta época do ano é muito comum que as pessoas tomem banho com água quente para aquecer o corpo. “Só que esquecem o quanto isso pode ser prejudicial para a pele e couro cabeludo, pois a água quente pode aumentar a dermatite seborreica (caspa), além de desidratar a pele”, alerta.
Laisa explica que outros fatores também contribuem para o ressecamento da pele. “A queda da umidade do ar, da temperatura e a falta de ingestão de líquidos diminuem a oleosidade natural provocando ressecamento, deixa a pele esbranquiçada e sem viço, além de provocar coceiras e rachaduras causando desconforto”, exemplifica.
A especialista sugere o uso de cremes hidratantes após o banho. “A água quente promove desidratação, por isso a importância do hidratante após o banho é essencial. Procure cremes que contenham óleos vegetais, ureia, lactato de amônia e em casos que a pele esteja muito ressecada, utilize duas vezes ao dia dando mais atenção aos pés, mãos, joelhos e cotovelos”, ressalta. “Uma dica bem legal para hidratar bem os pés, é passar o creme e enrolar plástico filme antes de dormir, isso irá intensificar a hidratação”, completa.
Laisa adverte ainda para a falta de hidratação. Segundo ela, é comum sentir menos sede e isso contribui para a desidratação. A dica é andar sempre com uma garrafinha de água. Outro fator importante, de acordo com a esteticista, é não deixar de usar filtro solar. “Por mais que os raios UVB estejam mais reduzidos no inverno, os índices totais ainda são altos e podem provocar danos à pele, use fator de proteção no mínimo 30, reaplicando durante o dia. Os lábios também necessitam de hidratação, portanto não se esqueça dele. Use manteiga de cacau ou protetores labiais para prevenir rachaduras”, finaliza.