Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Os cuidados contra os golpes financeiros

De tempos em tempos apa­recem na mídia denúncias de golpes financeiros. No dia 23 de março, um escritório de in­vestimentos de Ribeirão Preto, o B&B Capital, foi denunciado à Polícia Civil por suspeita de aplicar um golpe milionário nos clientes. Estima-se que o grupo tenha investido, no total, cerca de R$ 200 milhões. O va­lor mínimo para participar dos investimentos era de R$ 10 mil.

De acordo com as vítimas, a empresa contava com vários funcionários, desde conta­dores até advogados, e tinha anos no mercado. O prazo para resgatar uma porcenta­gem do valor investido era de sete dias, porém no dia 22 de março começaram os rumores de que o proprietário da em­presa teria fugido da cidade.

No grupo de WhatsApp formado por eles e funcioná­rios do escritório, um deles publicou mensagem dizendo que André Rosa, responsável por cuidar diretamente dos in­vestimentos, fechou a empresa e estava incomunicável desde então. Ainda segundo o fun­cionário, Rosa teria comunica­do que não teria mais o capital investido pelos clientes.

Na semana passada, a Po­lícia Civil decretou sigilo no inquérito sobre o desapareci­mento do dono da financeira. O caso foi denunciado à polícia pelo irmão do dono dessa fi­nanceira, depois que ele avisou ao irmão que “havia quebrado”.

Lucro acima do mercado
A busca por investimentos mais lucrativos tem como pano de fundo tentar se livrar da in­flação, das incertezas do futuro e da falta de oportunidades de negócios. Mas que cuidados são necessários para não cair em armações de fraudadores, que se aproveitam da vulnera­bilidade das pessoas?

Segundo, Afonso Morais, sócio e CEO da Morais Ad­vogados Associados, especia­lista em recuperação de cré­dito e fraudes digitais, estes negócios, são fraudulentos e lucram baseados em apenas uma regra, o recrutamento de novos participantes a cada dia. Uma característica é que, normalmente, não há sequer a real comercialização de algum produto ou serviço envolvido no sistema.

O advogado explica que quando existe alguma ação em relação a esses casos, eles são, em geral, enquadrados na Lei de Crimes contra a Economia Popular. Uma lei antiga (1.521, de 1951), mas que pode levar a penas de até dois anos de ca­deia, além de poder gerar multa por contravenção penal, visto que opera basicamente com ganhos ilegais e, para atrair clientes e ocultar a fraude, os recrutadores costumam usar empresas de fachada.

Atualmente, os crimino­sos ampliaram seus escopos de narrativas para disfarçar as pirâmides financeiras, utili­zando as redes sociais e novos produtos financeiros, como é o caso dos criptoativos. Uma tática que se aprimorou com as novas tecnologias é comparti­lhar conteúdos que fazem com que muitas pessoas acreditem se tratar de um negócio confiá­vel. Um dos principais sinais de que um determinado negócio pode se tratar de uma pirâmide é a promessa de ganhos fáceis e lucros altos.

Assim, para fugir desse problema o principal caminho é a prevenção, e infelizmente, na maioria das vezes as vítimas só se dão conta que estão en­volvidas em uma fraude quan­do a pirâmide deixa de ser interessante financeiramente. Deixando de atrair clientes e consequentemente se tornan­do insustentável.

Nessa hora as fontes de recursos se tornam escassas e não há mais como remunerar os participantes, o que causa o colapso da pirâmide, fican­do os envolvidos no prejuízo como os valores investidos. Para fugir desse tipo de gol­pe o caminho é uma pesquisa minuciosa sobre um negócio antes de investir nele, sendo fundamental não se deixar en­ganar também com promessas de ganhos exorbitantes.

Os especialistas também recomendam para que os inte­ressados em investir não con­fiem quando o investimento vier associado a uma história com extremo luxo e tecnologia inovadora de uma empresa es­pecializada no ramo financei­ro. Essas são as “iscas” preferi­das dos golpistas. Por fim, não acreditar em discurso de ins­tituições que tentam recrutar pessoas por meio de materiais gráficos e todo um material amplo para convencimento de como seria possível elevar as suas finanças.

Cinco dicas para não se tornar vítima

Não existe retorno garantido e investimentos com zero risco
Dentro do mercado de inves­timento, não há nenhum ativo livre de risco. Isso porque quanto mais rentável, mais arriscado seu investimento vai ser. Dessa forma, em alguns casos, o risco pode ser menor, porém, nunca inexistente. Portanto, é preciso desconfiar de qualquer oferta que ofereça risco zero atrelado a uma rentabilidade acima da do mercado tradicional.

Se informe pela imprensa e por notícias oficiais
Busque se informar por veículos oficiais e confiáveis. Afinal, caso o investimento seja milagroso mes­mo, haverá alguma matéria oficial ou reportagem que fale sobre ele. Além disso, é importante observar o tempo que o investimento em questão está no mercado. Quanto mais novo for, mais suspeito e propício a golpe ele será.

Dentro do mercado de investimento, não há nenhum ativo livre de risco

Duvide da procedência
Alguns golpes dizem ser associa­dos a produtos ou operações, por exemplo, criptomoedas, ações, daytrade e etc. Todos esses investimentos dependem de uma instituição, como uma corretora de investimentos, para intermediar o processo. Portanto, procure pes­quisar sobre a procedência dessas instituições antes de depositar o dinheiro na conta de um terceiro. Vale lembrar que é possível buscar informações oficiais dessas empre­sas na Comissão de Valores Mobi­liários (CVM), autarquia vinculada ao Ministério da Economia, ou na Associação Brasileira das Entida­des dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que regulam e certificam os agentes do mercado.

Desconfie de indicações
Para ver o seu dinheiro através dos investimentos, não existe a neces­sidade de trazer um amigo para aumentar a rentabilidade. As pirâ­mides financeiras usam as pessoas que já caíram no golpe para trazer mais vítimas para o esquema.

Peça ajuda de um especialista
Na dúvida, é melhor procurar um assessor de investimentos ou um especialista de empresa autorizada pela CVM a operar. Eles são as me­lhores orientações sobre o assunto, indicando quais são os verdadeiros riscos e taxas para que você possa investir com tranquilidade.

Postagens relacionadas

Jorge Roque descarta tirar prefeitura do Centro

Redação 2

Servidores aceitam proposta da prefeitura

William Teodoro

Duas mulheres são presas com 35 tijolos de maconha em Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com