A chegada da estação mais quente do ano inspira momentos de descontração, passeios e viagens. Para quem tem um animalzinho de estimação muitas vezes esses passeios ganham uma especial companhia. Mas, mesmo com o clima favorável, é necessário ter cautela com possíveis problemas relacionados ao período, como doenças e parasitas.
Nessa época do ano é importante proteger o seu pet do calor. Por isso, ao sair lembre-se de algumas dicas, como levar o cachorrinho para passear na parte da manhã ou final de tarde, evitando períodos muito quentes. Também não se esqueça da água tanto para matar a sede do animal quanto para refrescá-lo e procure manter a tosa baixa. Cachorros não transpiram como os seres humanos, se resfriando pela respiração. Assim, é preciso ter cuidado redobrado nas altas temperaturas.
Em casa, fique de olho na ração. Não deixe os alimentos do seu pet expostos por muito tempo e não se preocupe caso diminua o apetite dos bichinhos, pois eles comem menos no verão. Para finalizar, lembre-se sempre de vermifugar o animal e manter sua carteira de vacinação em dia.
O forte calor e a umidade compõem o ambiente perfeito para a ação das pulgas e dos carrapatos em cães e gatos. Além da dermatite alérgica, causada pela picada das pulgas, a tênia também é transmitida pelas pulgas aos animais. Já os carrapatos podem transmitir erliquiose, babesiose e febre maculosa, zoonose que pode ser fatal também para as pessoas. As informações são da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.