Instituições financeiras e empresas de telefonia são maioria no Top 10 de reclamações do ranking 2020/2021 do Procon de Ribeirão Preto. Não houve muita diferença nas reclamações dos consumidores ribeirão-pretanos se comparados com o ranking de 2019. Das 10 empresas campeãs de reclamações, nove estão em ambos. Em se tratando de telefonia, elas lideram desde 2017. A Claro é a campeã em todas as situações.
O top 10 do ranking 2020/2021 do Procon de Ribeirão possuí três empresas de telefonia, três instituições financeiras, duas lojas de departamentos, uma agência de viagem e uma empresa de serviço. No ranking 2019, apurado pelo Tribuna em fevereiro deste ano, constavam três empresas de telefonia, quatro instituições financeiras, duas lojas de departamento e uma empresa de serviços (ver rankings nesta página). A assessoria de comunicação do Procon de Ribeirão Preto não soube informar qual o período exato do ranking 2020/2021.
Em fevereiro passado o Tribuna fez um levantamento do ranking do Procon em nível estadual. Assim como ocorre em Ribeirão Preto e ocorreu em anos anteriores em todo o estado, as operadoras de telefonia ao lado de instituições financeiras e grandes lojas lideram as reclamações no Procon de São Paulo. No ranking estadual a campeã de reclamação foi a Eletropaulo, empresa que fornece energia elétrica aos paulistanos. Em Ribeirão Preto, em 2019, a CPFL Paulista, que cumpre o mesmo papel, foi a sexta colocada entre as mais reclamadas e em 2020/2021 a quarta colocada.
Em se tratando de telefonia, Claro/Net, Vivo Telefônica e Tim estão entre as dez primeiras tanto no estado, quanto na cidade em seus dois rankings. As grandes lojas de varejo também foram alvo: Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com), o Grupo Magazine Luiza e o B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas) figuram no ranking estadual. Em Ribeirão Preto constam Casas Bahia e Pernambucanas.
No que diz respeito aos bancos, também não há muitas alterações em Ribeirão Preto. Banco Itaú, Bradesco e BMG aparecem nas listagens de 2019 e 2020. A Caixa figura em 2019. Reclamações e informações podem ser acessadas pelo site www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/procon/procon
Procon SP tem nova plataforma digital
No início de maio entra no ar o novo Sistema de Atendimento Digital do Procon-SP. O sistema permite que as audiências sejam feitas de forma online e que o consumidor acompanhe o andamento da sua reclamação. Desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, a ferramenta utiliza uma das mais modernas e inovadoras plataformas de negócios do mercado, o Dynamics 365 e a Power Platform da Microsoft, que resulta em mais agilidade na solução das demandas.
A implantação do sistema será gradativa para permitir os ajustes necessários. As empresas Casas Bahia, Comgás, Extra.com.br, Ponto Frio, Samsung e Vivo, integram a primeira etapa do processo.
Com a realização das audiências de conciliação de forma virtual todo o processo de reclamação passa a ser online. É mais praticidade para o consumidor que terá um canal direto de interação com o Procon-SP e não precisará sair de casa para resolver seu problema.
Aplicativo
A nova plataforma garante as vantagens para os consumidores que usarem o app do Procon-SP. Ao acessar o aplicativo, os usuários serão direcionados para o site. É importante que o usuário faça a atualização do aplicativo. “O Procon-SP estará totalmente digitalizado, assegurando mais transparência, agilidade, conforto e rapidez ao consumidor. Na prática não será mais necessário deslocamento físico para fazer uma reclamação, que poderá ser feita pelo celular ou computador. A demanda chegará imediatamente ao fornecedor e, caso não seja atendida, os especialistas do Procon-SP farão audiência entre a empresa e o consumidor também de forma online. Mas para o cidadão que preferir, continuará sendo garantido o atendimento presencial”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Fiscalização
A plataforma digital também traz mais rapidez nas ações da fiscalização. Os especialistas passarão a fazer os autos de infração de forma online, o que agiliza a tramitação do processo.
“Os procedimentos fiscalizatórios – como recurso de multa, por exemplo – também poderão ser acompanhados digitalmente. Além disso, os fiscais irão às ruas munidos de tablets para fazer as vistorias, o que também representa maior rapidez e eficiência nos processos”, destaca Capez.
Site do Procon Ribeirão não traz os rankings desde 2018
O último levantamento de reclamações e ranking das empresas mais reclamadas no site do Procon de Ribeirão Preto é de 2018. Em fevereiro deste ano, quando o Tribuna fez um comparativo de reclamações no estado e na cidade, constava o ranking de 2019. Atualmente a página aparece incompleta. Nossa reportagem teve acesso, por meio da assessoria do Procon, ao ranking 2020/2021, mas não foi informada até que mês de 2021 os dados se referem. A assessoria do Procon informou que houve uma alteração no sistema de informações do site, e que por isso os rankings não apareciam, mas que técnicos estão trabalhando para resolver o problema. Outra mudança que deve ser feita é com relação à pasta em que o Procon é subordinado. No site ainda consta a Secretaria de Assistência Social, mas devido à reforma administrativa passou a ser lotado na Secretaria de Justiça. Na manhã da última terça-feira, dia 18 de maio, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou o novo secretário de Justiça, Alessandro Hirata.