Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Os campeões de reclamações do Procon Ribeirão

DIVULGAÇÃO/ARQUIVO TRIBUNA

Instituições financeiras e empresas de telefonia são maioria no Top 10 de recla­mações do ranking 2020/2021 do Procon de Ribeirão Preto. Não houve muita diferença nas reclamações dos con­sumidores ribeirão-preta­nos se comparados com o ranking de 2019. Das 10 em­presas campeãs de reclama­ções, nove estão em ambos. Em se tratando de telefonia, elas lideram desde 2017. A Claro é a campeã em todas as situações.

O top 10 do ranking 2020/2021 do Procon de Ri­beirão possuí três empresas de telefonia, três instituições financeiras, duas lojas de de­partamentos, uma agência de viagem e uma empresa de serviço. No ranking 2019, apurado pelo Tribuna em fe­vereiro deste ano, constavam três empresas de telefonia, quatro instituições finan­ceiras, duas lojas de depar­tamento e uma empresa de serviços (ver rankings nesta página). A assessoria de co­municação do Procon de Ribeirão Preto não soube in­formar qual o período exato do ranking 2020/2021.

Desde 2017 telefonia móvel lidera as reclamações no Procon de Ribeirão Preto

Em fevereiro passado o Tribuna fez um levantamen­to do ranking do Procon em nível estadual. Assim como ocorre em Ribeirão Preto e ocorreu em anos anteriores em todo o estado, as ope­radoras de telefonia ao lado de instituições financeiras e grandes lojas lideram as re­clamações no Procon de São Paulo. No ranking estadual a campeã de reclamação foi a Eletropaulo, empresa que for­nece energia elétrica aos pau­listanos. Em Ribeirão Preto, em 2019, a CPFL Paulista, que cumpre o mesmo papel, foi a sexta colocada entre as mais reclamadas e em 2020/2021 a quarta colocada.

Em se tratando de tele­fonia, Claro/Net, Vivo Tele­fônica e Tim estão entre as dez primeiras tanto no estado, quanto na cidade em seus dois rankings. As grandes lojas de varejo também foram alvo: Via Varejo (Casas Bahia, Pon­to Frio e Extra.com), o Gru­po Magazine Luiza e o B2W (Americanas.com, Submari­no, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas) figuram no ranking estadual. Em Ri­beirão Preto constam Casas Bahia e Pernambucanas.

No que diz respeito aos bancos, também não há muitas alterações em Ribei­rão Preto. Banco Itaú, Bra­desco e BMG aparecem nas listagens de 2019 e 2020. A Caixa figura em 2019. Reclamações e informa­ções podem ser acessadas pelo site www.ribeiraopre­to.sp.gov.br/portal/procon/procon

Procon SP tem nova plataforma digital
No início de maio entra no ar o novo Sistema de Atendimento Digital do Procon-SP. O sistema permite que as audiências sejam feitas de forma online e que o consumidor acompanhe o andamento da sua reclamação. De­senvolvido em parceria com a Com­panhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, a ferramenta utiliza uma das mais modernas e inovadoras plataformas de negócios do mercado, o Dynamics 365 e a Power Platform da Microsoft, que resulta em mais agilidade na solução das demandas.

A implantação do sistema será grada­tiva para permitir os ajustes neces­sários. As empresas Casas Bahia, Comgás, Extra.com.br, Ponto Frio, Samsung e Vivo, integram a primeira etapa do processo.

Com a realização das audiências de conciliação de forma virtual todo o processo de reclamação passa a ser online. É mais praticidade para o consumidor que terá um canal direto de interação com o Procon-SP e não precisará sair de casa para resolver seu problema.

Aplicativo
A nova plataforma garante as van­tagens para os consumidores que usarem o app do Procon-SP. Ao acessar o aplicativo, os usuários serão direcionados para o site. É importante que o usuário faça a atualização do aplicativo. “O Procon-SP estará total­mente digitalizado, assegurando mais transparência, agilidade, conforto e rapidez ao consumidor. Na prática não será mais necessário deslocamento físico para fazer uma reclamação, que poderá ser feita pelo celular ou com­putador. A demanda chegará imediata­mente ao fornecedor e, caso não seja atendida, os especialistas do Procon­-SP farão audiência entre a empresa e o consumidor também de forma online. Mas para o cidadão que preferir, conti­nuará sendo garantido o atendimento presencial”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Fiscalização
A plataforma digital também traz mais rapidez nas ações da fiscalização. Os especialistas passarão a fazer os autos de infração de forma online, o que agiliza a tramitação do processo.

“Os procedimentos fiscalizatórios – como recurso de multa, por exemplo – também poderão ser acompanhados digitalmente. Além disso, os fiscais irão às ruas munidos de tablets para fazer as vistorias, o que também re­presenta maior rapidez e eficiência nos processos”, destaca Capez.

Site do Procon Ribeirão não traz os rankings desde 2018


O último levantamento de reclamações e ranking das empresas mais reclamadas no site do Procon de Ribeirão Preto é de 2018. Em feve­reiro deste ano, quando o Tribuna fez um comparativo de reclamações no estado e na cidade, constava o ranking de 2019. Atualmente a página aparece incompleta. Nossa reportagem teve acesso, por meio da assessoria do Procon, ao ranking 2020/2021, mas não foi informada até que mês de 2021 os dados se referem. A assessoria do Procon infor­mou que houve uma alteração no sistema de informações do site, e que por isso os rankin­gs não apareciam, mas que técnicos estão trabalhando para resolver o problema. Outra mudança que deve ser feita é com relação à pasta em que o Procon é subordinado. No site ainda consta a Secretaria de Assistência Social, mas devido à reforma administrativa passou a ser lotado na Secretaria de Justi­ça. Na manhã da última terça-fei­ra, dia 18 de maio, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou o novo secretário de Justiça, Alessandro Hirata.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Unidoor

Redação 1

Justiça decreta prisão de homem que levou atirador a estacionamento

Luque

Polícia ouve dono do imóvel onde corpo de engenheiro foi encontrado

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com