Uma festa para mais de cinco mil pessoas levou funcionários, fornecedores, parceiros e concessionários ao Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil. Durante quatro horas, os presentes puderam recordar a trajetória da marca em nosso país, com a apresentação de todos os modelos aqui já fabricados, envolvidos por grupos de danças com música brasileira e gigantescos telões com paisagens de nosso país. Um show da cantora Maria Rita e a apresentação de Ivete Sangalo levantaram o público, coroando entusiasticamente as comemorações do aniversário.
A Volkswagen do Brasil iniciou suas atividades no ano de 1953, num barracão alugado, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De início, os brasileiros tiveram dificuldade em pronunciar o nome da pioneira marca, pois, em alemão, o ve tem som de efe e o dábliu, som de ve. Logo, abreviou-se para Volks e daí para Fusca foi um passo rápido. E como Fusca, Fusquinha e Fuscão foram produzidos três milhões e trezentas mil unidades do modelo, em 43 anos de sua existência.
Em 1957, passou-se a produzir um Kombinationskraftwagen, logo abreviado para Kombi, nome sob o qual se produziram um milhão, quinhentos e setenta mil unidades, em 56 anos de venda.
Exigências legais e de mercado levaram à substituição do Fusca pelo Gol, no ano de 1980, cuja produção atingiu oito milhões e oitocentos mil unidades, durante seus 42 anos, o carro de maior produção nacional.
A Volkswagen introduziu pioneiras tecnologias em seus carros: foi a primeira a produzir motores movidos a álcool, primeira a substituir o velho e problemático carburador pela injeção eletrônica, lançou o pioneiro motorflex, entre outras inovações.
Hoje, a oferta de produtos da marca apresenta grande variedade de modernos modelos e está em fase final a introdução dos motores híbridos, feitos no Brasil.
Raros são os brasileiros que não tiveram algum contato com os produtos da Volkswagen, pois à frente do sucesso da marca está a grande preferência nacional por ela e por seus produtos.
Dentre os que têm uma grande história com a Volkswagen está o Grupo Santa Emília, que há 60 anos a representa em nossa cidade e Sertãozinho.
Surgido há 120 anos, o tradicional conglomerado comercial ribeirãopretano, com atuação também no interior do estado, começou a vender os veículos VW a partir de 1964. No início, era um prestador de assistência técnica, logo evoluindo para concessionária plena da marca. Sua primeira instalação foi na rua Saldanha Marinho, esquina com Américo Brasiliense. Posteriormente, localizou-se na Rotatória Amin Calil, depois ao lado do RibeirãoShopping, até a centralização de suas atividades em moderníssima instalação no Anel Viário Sul, entre avenida Fiúsa e Estrada para Bonfim Paulista.
A concessionária atual obedece ao novo conceito de show-room, com instalações agradáveis para o público e oferta de serviços digitais. A Santa Emília transformou-se de mera revendedora de veículos em um centro de prestação de serviços de mobilidade, ali oferecendo compra e venda de veículos novos e usados, aluguel e assinatura de carros, central de licenciamento, seguro e financiamento, além de oficina mecânica, funilaria e venda de peças e acessórios.
O mesmo conceito e as mesmas instalações também são encontrados na concessionária de Sertãozinho.
O sucesso da Santa Emília, uma das mais importantes concessionárias VW no nosso país, reside na dedicação total em atender às necessidades dos clientes e à política de constante desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua valorosa equipe.
O Brasil e a Santa Emília devem muito de seu progresso à Volkswagen do Brasil.