O pintor Candido Portinari faleceu precocemente em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, intoxicado pelas tintas que usava. Em memória aos 60 anos de sua morte, o Museu Casa de Portinari realizará um encontro virtual neste domingo (6), às 17 horas.
A live especial será transmitida pelo canal do museu no YouTube e contará com a participação de João Candido Portinari, filho do artista e diretor geral do Projeto Portinari. O tema será “Candido Portinari: um homem, um tempo, uma nação”.
Vai abordar aspectos da vida e obra de Candinho, além de apresentar o trabalho realizado pelo Projeto há décadas e também as recentes iniciativas, como o “Projeto Guerra e Paz” e a exposição “Portinari para Todos”. Angelica Fabbri, diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam Portinari), falou sobre a live.
“O trabalho vigoroso e excepcional realizado pelo Projeto Portinari, sob a idealização e direção de João Candido Portinari, constitui uma fonte única e inesgotável de conhecimento”, diz a representante da Acam Portinari, responsável por administrar o museu em Brodowski.
Diz que “permite acessar e conhecer a vida e a obra completa de Candido Portinari, bem como amparar pesquisas sob os mais diversos ângulos e leituras, tanto para o Museu Casa de Portinari, quanto para outros museus e pesquisadores do país e do exterior, na qualidade de maior referência e expertise sobre o pintor”.
Ressalta que “o Museu Casa de Portinari tem em João Candido Portinari a sua grande referência e inspiração na preservação e difusão do legado de Candido Portinari e celebra a sua presença nas homenagens aos 60 anos da morte de seu pai”.
E completa lembrando de “seu honroso e inestimável apoio ao trabalho da instituição, somados ao carinho pelos laços fortes dele com a casa, já que aqui ele aprendeu a correr em sua tenra infância e está eternizado pelo pintor na Capela da Nonna na representação do Menino Jesus no colo de Santo Antônio.”
Projeto Portinari
Há 43 anos, o projeto contribui para o conhecimento histórico-cultural do país, promovendo a arte e a educação para crianças e adolescentes brasileiros, além de recuperar o legado pictórico, ético e humanista de Portinari por meio dos programas Levantamento, Pesquisa e Catalogação, e Democratização de um abrangente e detalhado acervo documental sobre a obra, vida e época do artista.
Até o momento, 5.400 obras e 30 mil documentos compõem o acervo documental do Projeto Portinari, disponíveis gratuitamente pelo site do projeto e pela plataforma Google Arts and Culture Program. Desde 11 de janeiro, para reforçar a prevenção no enfrentamento à pandemia de covid-19 e às variantes do coronavírus, o museu exige dos visitantes a apresentação do comprovante de vacinação, o popular “passaporte da vacina”.
O Museu Casa de Portinari está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das nove às 18 horas, com 100% de ocupação de acordo com a capacidade de público prevista em alvará, mas seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.
Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma online pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br). O museu fica na praça Candido Portinari nº 298, Centro de Brodowski. O telefone para informações é o (16) 3664-4284.
Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.
Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.