O Faixa Branca – Clube do Carro Antigo está celebrando 35 anos de fundação e, para marcar a data, realizará um evento neste final de semana, sábado (15) e domingo, 16 de junho, em sua sede. A celebração, aberta ao público, conta com o apoio cultural da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Além da tradicional exposição de veículos antigos, a comemoração incluirá uma variedade gastronômica à venda e comércio de artesanato. A entrada é gratuita, solicitando-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
O Faixa Branca possui aproximadamente 250 associados apaixonados por veículos antigos, incluindo carros, motos e caminhões. Os membros se reúnem na sede do clube no último sábado de cada mês. O presidente Eduardo Penteado Crósta destaca que o clube também é de utilidade pública, muito envolvido em ações assistenciais.
“Em eventos realizados pelo Clube, arrecadamos donativos para posterior distribuição. Trabalhamos em apoio às campanhas do Fundo Social, seja para arrecadar alimentos, agasalhos, cobertores ou outras prioridades. Sempre aproveitamos nossos eventos para solicitar esse tipo de colaboração e ajudar quem realmente precisa”.
História do clube – A história do Faixa Branca – Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto começou em junho de 1982. Em comemoração ao 126º aniversário de fundação de Ribeirão Preto, aconteceu a primeira exposição de Carros Antigos da cidade, realizada no Parque Permanente de Exposições de 25 a 27 de junho de 1982, reunindo cerca de 60 veículos antigos do município e da região.
O sucesso do evento atraiu outros entusiastas do antigomobilismo, levando a novos encontros com o objetivo de difundir o movimento regionalmente. Com o crescimento do movimento de apaixonados por motos e carros antigos, o clube foi fundado oficialmente em 16 de junho de 1989, e a primeira diretoria oficial foi eleita em 16 de dezembro de 1998.
O Clube Faixa Branca é credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dentaran) e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para vistoriar e emitir o Certificado de Originalidade necessário para a aquisição da placa preta.
O Clube possui uma sede própria onde são realizadas as reuniões dos associados e abriga o Museu do Carro Antigo, que sedia exposições de veículos, de fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao automobilismo local e nacional.
Serviço
Evento: 35 anos do Clube Faixa Branca
Quando: sábado (15) e domingo, 16 de junho
Horários
Sábado (15) – das 14 às 20 horas
Domingo (16) – das 10 às 14 horas
Local: rua Luciana Mara Ignácio nº 825, Jardim Botânico.
Entrada: gratuita com um quilo de alimento não perecível