Tribuna Ribeirão
Turismo

Os 100 anos da República Tcheca

Em 28 de outubro de 2018, será celebrado o 100º aniver­sário da independência da Re­pública Tcheca. Naquele outono de 1918, o Império Austro-Hún­garo desapareceu e os tchecos ganharam autonomia após 400 anos formando um país junto com os eslovacos. Surgia, en­tão, a Tchecoslováquia. Conhe­ça seis pontos históricos dentro desse centenário.

Praga: as jóias do senhor Plečnik
O Castelo de Praga foi ergui­do no século IX. Após a funda­ção da Tchecoslováquia, teve que ser reconstruído para que pudesse desempenhar seu novo papel como residência do presi­dente Tomas Garrigue Masaryk. Sob a coordenação do arquiteto esloveno Josip Plečnik, a adapta­ção foi feita não só no primeiro pátio e no andar do presidente, mas também foi reconstruído o jardim e a sala de colunas de en­trada para a Sala Espanhola, lo­calizada junto à Porta de Matías.
Outra obra de Plečnik em Praga é a Igreja Católica Romana do Santíssimo Coração de Jesus, em Vinohrady. Tem uma grande torre principal, cuja altura é de 42 metros. O relógio circular gigan­te chama a atenção para o mo­mento. O diâmetro do relógio de quase 7,5 metros,é o maior reló­gio na República Tcheca.

Mladá Boleslav: de uma fábrica de bicicletas a empre­sa produtora de automóveis com renome mundial
A história da maior empresa automotiva tcheca, Škoda Auto, remonta a dezembro de 1895, quando dois ciclistas entusiastas – o mecânico Václav Laurin e o livreiro Václav Klement – funda­ram uma pequena empresa de produção de bicicletas na Boê­mia Central, na cidade de Mladá Boleslav.

Dez anos depois, eles come­çaram a produzir o primeiro modelo de carro Voiturette A e, graças a ele, a empresa veio liderar a indústria automotiva. Cem anos depois, em 1991, a Škoda realizou outra importante união – desta vez com o gigante alemão Volkswagen. Hoje, a em­presa Škoda Auto a.s. é o maior produtor tcheco de automóveis e seus carros podem ser compra­dos não só na Europa, mas tam­bém na Ásia, África, América do Sul e Austrália. A história da marca, bem como seus veículos históricos únicos, podem ser co­nhecidos no museu da empresa, Škoda Auto Muzeum.

Hradec Králové
A cidade de Hradec Králo­vé, situada na Boêmia do Leste, é popular por sua urbanização moderna que, em apenas 30 anos, mudou completamente a aparência do local. É por isso que ele carrega o apelido de “Salão da República”. A gran­de reconstrução foi iniciada por Jan Kotěra, fundador do Museu da Secessão da Boêmia Oriental.

O arquiteto Josef Gočár con­tinuou seu trabalho. Em 30 anos, esses senhores consegui­ram criar algo totalmente úni­co na República Tcheca e na Europa. O edifício era tão en­genhoso que, até agora, é capaz de suportar, em relação às suas capacidades, o crescente tráfe­go e manter, ao mesmo tempo, a tranquilidade e a funcionalidade no centro da cidade.

Pilsen
Adolf Loos é considerado o arquiteto mais importante da Europa Central do primeiro ter­ço do século XX. No final dos anos 20 e 30, Loos frequentava Pilsen, uma cidade popular es­pecialmente por sua produção de cerveja Pilsner Urquell e, nesse momento, fez a recons­trução da casa de Brummel e 13 interiores de apartamentos considerados, de acordo com os critérios de vários profissio­nais, uma das maiores jóias não só de Pilsen mas de toda a arquitetura européia do sé­culo XX. O turista pode visi­tar alguns deles em três visitas guiadas a quatro apartamentos.

Brno: a metrópole do funcionalismo
A pérola do funcionalismo é, sem dúvida, a Villa Tugendhat em Brno. É uma obra única do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe. É o único monu­mento da arquitetura moderna na República Tcheca que está inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da Unesco.
Os revestimentos de traver­tino, ônix e jacarandá têm de­talhes precisos que dão mais significado e funcionalidade ao trabalho. Brno tem outra joia de funcionalismo: a Villa Stias­sni, com o plano sob a forma de letra “L”, construída de acordo com o projeto de Ernst Wiesner. Na vila ficaram várias pessoas importantes, entre elas também Fidel Castro.

Luhačovice: cidade spa
Luhačovice é uma cidade ter­mal localizada na Morávia Orien­tal. Há uma atmosfera maravilho­sa que é acentuada pela natureza e uma arquitetura excepcional nos arredores, que é o trabalho do ex­celente arquiteto Dušan Jurkovič. A ideia de construir casas de spa ao estilo da secessão popular o apaixonou totalmente. Em apenas três anos ele conseguiu fazer aqui doze edifícios que, de uma vez por todas, influenciaram o caráter e a singularidade de Luhačovice. Até hoje, visitantes de todo o mundo vêm ao spa para admirar oito edi­fícios que foram preservados.

Serviço
A CzechTourism (CCCR) é uma agência governamental, ligada ao Ministério do De­senvolvimento Regional tche­co. Sua função é promover a República Tcheca com destino turístico. Mais informações estão disponíveis em. www.mi­destioneschequia.com e www.czechtourism.com.

Postagens relacionadas

CHILE 2018 – Na neve, no gelo ou no deserto

Redação 1

Ilha dos Arvoredos será aberta ao público

William Teodoro

Câmara dos Deputados se prepara para votar projeto que beneficia o turismo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com