A Orquestra Jovem Acadêmica Alma apresenta nesta quarta-feira, 4 de julho, às 20 horas, o concerto “Alma do Cinema”, no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, no campus da Universidade de São Paulo (USP), com entrada livre e gratuita. Sob a regência de Lincoln Reuel Mendes, o repertório inclui temas de filmes.
O programa traz “The avengers (Os vingadores)”, de Alan Silvestri; “Jupiter, the bringer of jollity”, de Gustav Holst; “Cinema Paradiso”, de Ennio Marricone; “Jurassic Park”, de John Williams, “Game of Thrones”, de Ramin Djawadi, “The lord of the rings (O senhor dos anéis)”, de Howard Shore, “Love affair”, de Ennio Marricone; e “Now we are free” – do filme “Gladiator” –, de Hans Zimmer.
“O concerto tem importância pela valorização das trilhas musicais de cinema e séries, que têm a missão de carregar as emoções da imagem. As pessoas terão oportunidade de ouvir as verdadeiras sinfonias, que estão por trás dos grandes filmes. No século 20, uma importante modalidade sinfônica foram as trilhas musicais e de certa forma o cinema manteve a popularidade da música sinfônica. Além de ser tecnicamente viável para os alunos, ainda traz elementos de memória emotiva para quem assiste”, explica Lucas Galon, diretor artístico-pedagógico da Alma.
A Academia Livre de Música e Artes busca, por meio de seus concertos, inserir os alunos em um ambiente profissional, proporcionando ao jovem, a experiência de palco e preparação para a carreira musical. De acordo com Dulce Neves, presidente da Alma, todo o programa de aperfeiçoamento de alunos em instrumentos e artes, em Ribeirão Preto, e em formação musical em São Joaquim da Barra e Guará, épossível com a colaboração de empresas parceiras.
“Desenvolvemos projetos consistentes e realizamos parcerias com empresas, que apoiam a Alma e toda sua estrutura pedagógica, via leis de incentivo. Esta prática, que envolve órgão público (leis de incentivo), sociedade civil organizada (Alma) e setor privado (empresas), permite que o desenvolvimento social, com foco no bem-estar e transformação dos jovens atendidos”. A orquestra conta com 50 músicos – 17 violinos, cinco violas, seis violoncelos, cinco contrabaixos, duas flautas, um flautim, três clarinetes, um fagote, um trompete, dois trombones, três trompas, uma tuba e três instrumentos de percussão.