Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a partir das 20 horas, a Orquestra Jovem vai abrir a temporada 2023 com uma apresentação na sede da Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp). O maestro Reginaldo Nascimento será o regente. O concerto gratuito será para 90 pessoas.
Os convites podem ser retirados na sede da Orquestra Sinfônica, à rua São Sebastião nº 1.002, no Centro de Ribeirão Preto, nesta terça-feira, das nove às 17 horas, se ainda houver os ingressos. A Orquestra Sinfônica também receberá alimentos não perecíveis para instituições assistenciais da cidade.
O programa terá obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791– “Pequena Serenata Noturna”), Samuel Barber (1910-1981 – “Adágio para cordas”) e Edward Elgar (1857-1934 – “Serenata para cordas”). A Orquestra Jovem de Ribeirão Preto promove, no dia 7 de março, terça-feira, audição para instrumentistas.
O maestro Reginaldo Nascimento, titular da Orquestra Sinfônica (Osrp), e a banca convidada selecionarão violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas. Os interessados precisam ter entre 15 e 27 anos de idade e apresentar uma peça de livre escolha.
Os aprovados receberão bolsa-auxílio mensal, aulas gratuitas de violino com o professor Paulo Paschoal, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e poderão participar de concertos oficiais da Sinfônica de Ribeirão Preto. A audição terá início às 14 horas.
Será na sede da Sinfônica de Ribeirão Preto, na rua São Sebastião nº 1.002, Centro, e os interessados devem enviar ficha de inscrição para o e-mail administrativo@sinfonicaderibeirao.org.br. Mais informações na secretaria da orquestra pelo telefone (16) 3605-8932, de segunda a sexta-feira, das nove às 16 horas.
Orquestra Jovem
A Orquestra Jovem de Ribeirão Preto é um projeto educativo da centenária Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, idealizado pelo maestro Reginaldo Nascimento, e iniciou suas atividades em março de 2020 como um projeto para o desenvolvimento e aprendizado de jovens músicos em um ambiente profissional.
O objetivo é deixá-los aptos para seguir carreira como instrumentistas de orquestra. Desde então, os jovens músicos vêm se apresentando em concertos da Osrp. Este é mais um projeto de transformação social, inclusão, fomento à cultura, enriquecimento da educação individual e coletiva e complemento do ensino escolar da Sinfônica de Ribeirão Preto.
Reginaldo Nascimento
Maestro titular da Osrp, violinista formado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes, Orquestra Filarmônica Jovem de Ribeirão Preto e da Camerata Jovem Beethoven.
Já se apresentou junto a várias orquestras no Brasil, Estados Unidos, Hungria, Polônia, Rússia e Itália. Conquistou o segundo prêmio da 2nd Conducting Competition na Hungria, em 2012. Já realizou recitais na Tarleton University, Hardin Simmons University, Texas, e Southern University, Lousiana (EUA). Em novembro de 2022, regeu a UTRGV Symphony Orchestra, em Brownsville, no estado do Texas.
Paulo Paschoal
Violinista da Osesp há 28 anos, com a qual já fez várias turnês internacionais. Foi professor no Instituto Baccarelli, spalla da Sinfônica de Sorocaba e de Santo André. Já se apresentou como solista com as orquestras Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Sorocaba, Santo André, da Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.
Tem CDs com a Osesp, Orquestra de Câmara Banespa, Villa-Lobos, Santo André, gravações com Roberto Carlos, Chico César, Leonardo, Sandy e Junior, Zizi Possi e outros. Dividiu o palco com Ney Mato Grosso, Milton Nascimento, Paula Lima, Zezé de Camargo e Luciano. Tem CDs solo, destacando o CD “Violino e Violão”, com obras de Niccoló Paganini, tributo a Zequinha de Abreu, Abel Ferreira, Beatles e outros.