Tribuna Ribeirão
Artigos

Opinião – Daerp versus agência: quer saber a verdade?

Vereador Andre Trindade - Divulgação

André Trindade *
[email protected]

Vivemos em um mundo de intolerância onde as pessoas quando não conseguem afirmar suas idéias, usam mentiras pra denegrir aquilo que discordam, e o pior, a forma que se dirigem faz com que muitos acreditem, ou seja, uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade.
É igual nessa greve dos caminhoneiros a quantidade de besteiras e áudios, imagens divulgadas e compartilhadas nas redes sociais, em que se tratava de mentiras que de nada contribuíam para o debate. Com tanta coisa importante acontecendo, precisamos debater em alto nível os assuntos que são sérios. Eu aceito quem discorde, quem tem outro ponto de vista, mas desde que se trate da verdade dos fatos. A população já sofre demais com as tristes verdades do nosso país, não precisamos aterrorizar ainda mais para afirmar as opiniões contrárias.
Aos fatos:
– O Daerp não foi privatizado.
– A Câmara não passou a gestão ou administração do Daerp para ninguém.
– A nossa água não foi vendida ou concedida.
– Nós não fazemos parte do consórcio de Campinas e de Piracicaba.
– Nós não vendemos nem entregamos o Daerp.
Senão vejamos: o que foi conveniado é a presença de uma agência reguladora, necessidade por lei federal para acessar recursos públicos pela Lei de Saneamento. É uma exigência. “A Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445, de 2007) obriga todos os municípios a terem órgãos externos de fiscalização e controle para os serviços de água e esgoto.”
Senão vejamos:
– A Anatel regula os serviços telefônicos, mas não administram a Claro, Vivo, Oi etc.
– A Aneel regula os serviços de energia, mas não administra a CPFL, Elektro, Eletropaulo etc.
– A ANP fiscaliza os postos de gasolina, mas não é dona dos postos
– A Artesp regula as vans , ônibus etc, mas não é dona das vans e dos ônibus.
E assim por diante, ANTT, Anvisa e muitas outras.
Existem várias agências reguladoras, se a Ares-PCJ não agrada, se não é boa na opinião de alguns, se a Arsesp é melhor, se seria melhor criar uma no município, até creio que seja uma discussão útil, mas de qualquer forma temos que ter uma agência, agora o que não podemos é criar falácias e mentiras para confundir a cabeça das pessoas, o povo merece a verdade sempre, as boas e as ruins, mas dizer de agencia assumir o controle, privatizar, entregar a nossa água é “mentira”.
A água de Ribeirão Preto é patrimônio do povo de Ribeirão Preto, precisamos usar com consciência, o Daerp é patrimônio de Ribeirão Preto e ele que cuida da nossa água.
Dizer a verdade, por pior ou melhor que seja é o mais honesto que se pode esperar de quem representa o povo.
Não acredite em tudo que lê.
Principalmente em redes sociais.

* Vereador em Ribeirão Preto eleito pelo DEM

Postagens relacionadas

O vaivém da fome 

Redação 2

Uma crise para gerir com determinação e rumo

Redação 1

A vacina do Brasil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com