Tribuna Ribeirão
Cultura

Opesp faz concerto no Theatro Pedro II

A Orquestra Parassinfô­nica de São Paulo (Opesp), a primeira a dar protagonismo às pessoas com deficiência no Brasil, foi fundada em 2022 com o objetivo principal de apoiar, incentivar, desenvol­ver e promover a cultura e a educação para PcD’s, com ênfase na música de con­certo, instrumental e vocal. Abriu a temporada deste ano no 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina.

Unindo 45 músicos com e sem deficiência, a Opesp es­tará no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, neste sába­do, 29 de julho, às 19 horas, para seu primeiro concerto na cidade, sob a regência do maestro Marcos Arakaki e participação da soprano Ca­roline Brito, além dos solis­tas Camila Moraes Pereira (trompa) e Carlos de Paula Ribeiro (violino). A entrada é gratuita. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro.

O programa traz obras de Amaral Vieira (1952 – “Entrada Festiva, Op. 135”), Wolfgang Amades Mozart (1756-1791 – “A Flauta Mági­ca, K.620 – Abertura”), Pyotr I. Tchaikovsky (1840-1893 – “Andante cantábile”), Gia­como Puccini (1858-1924 – “Gianni Schichi – O mio ba­bbino caro”), Franz Schubert (1797-1828 – “Ave Maria”), Georges Bizet (1838-1875 – “L´Arlésienne Suíte nº 2 – Pastoral, Intermezzo, Minue­to e Farandole”) e Oscar Lo­renzo Fernández (1897-1848 – “Batuque”).

A Opesp, que vem percor­rendo desde 2022 uma jor­nada em direção à inclusão social por meio da música clássica, após o convite para a apresentação em Campos do Jordão, abriu no dia 8 uma temporada com sete concer­tos, passando pelas capitais de São Paulo e Rio de Janei­ro, Ribeirão Preto e as cida­des paulistas de Tatuí, Cam­pinas, Botucatu e Santos. A Orquestra Parassinfônica de São Paulo conta com o apoio cultural da Shell do Brasil.

Sob regência do maestro Marcos Arakaki, renoma­do por dirigir importantes orquestras dentro e fora do Brasil, e com a participação especial da soprano Caroline Brito, a Opesp preparou um repertório diversificado, que inclui obras de composito­res como Mozart, Schubert, Tchaikovsky entre outros. Os ouvintes terão a oportu­nidade de se maravilhar com performances memoráveis e mergulhar na magia da mú­sica clássica.

A Opesp tem como mis­são promover a inclusão so­cial por meio da música clás­sica. Idealizada pelo produtor cultural e mestre em ativida­des culturais e artísticas Igor Cayres, a orquestra conquis­tou reconhecimento e apoio ao receber o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 na categoria In­clusão, Diversidade e Acesso à Cultura.

“A grande maioria dos músicos da Opesp vivenciou pela primeira vez na vida a experiência da rotina de uma orquestra sinfônica. Dadas todas as dificuldades impos­tas sobre as pessoas com de­ficiência, para eles chegava a ser difícil até mesmo encon­trar escolas de música para estudar. Hoje serem protago­nistas da Opesp e terem con­tato com um corpo técnico deste nível, é extremamente recompensador”, detalha Igor Cayres.

“Na Shell, temos o com­promisso de contribuir para o desenvolvimento social do país, onde operamos há 110 anos. A Orquestra Parassin­fônica de São Paulo, da qual temos o orgulho de sermos apresentadores, é um belo exemplo de iniciativa que reúne elementos fundamen­tais para a nossa companhia, com a valorização da cultura nacional e o empoderamen­to de grupos minorizados”, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

Sobre a Opesp
Promover inclusão social por meio da música clássi­ca era o sonho do produtor cultural e mestre em Ativi­dades culturais e Artísticas, Igor Cayres. Com vivências pessoais e profissionais com pessoas com mobilidade re­duzida no passado, em 2022, conseguiu captar patrocina­dores, encontrar profissio­nais habilitados, selecionar e capacitar uma orquestra de mais de 30 músicos e estrear a Opesp – a primeira orquestra parassinfônica de São Paulo – na prestigiosa Sala São Paulo, mesmo palco por onde pas­sam gigantes da música bra­sileira e internacional.

O grande esforço valeu a pena. No mesmo ano o pro­jeto conquistou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 na categoria Inclusão, Diversi­dade e Acesso à Cultura e ga­nhou novo fôlego para seguir seu caminho, que agora prevê oito apresentações no eixo Rio-São Paulo e vislumbra sonhos ainda maiores para 2024.

O projeto envolve, além de ensaios e concertos, a preparação de todos os mú­sicos por meio de aulas em um processo de crescimento e amadurecimento. A área pedagógica da orquestra está sob a coordenação da pianista e renomada professora Aída Machado, mestre em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Orquestra Parassin­fônica de São Paulo é uma realização da Associação Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo (Opesp), apresentada pela Shell, Ins­tituto Cultural Vale e Minis­tério da Cultura, com apoio do governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Cria­tiva e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Syngenta, Raia Drogasil, e Banco Sofisa.

Regras
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Para o concerto da Opesp vai disponibilizar 1.200 lugares. O telefone para mais infor­mações é (16) 3977-8111. A entrada é gratuita.

O espetáculo não é reco­mendado para menores de 12 anos, que podem participar acompanhados dos pais. O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças me­nores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altu­ra do guarda corpo. É proibi­do o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos.

Postagens relacionadas

‘Eu seria um idiota’, diz Ed Sheeran ao negar que tenha plagiado canção de Marvin Gaye

William Teodoro

Cia. estreia duas peças na Unaerp 

Redação 2

‘40tena Cultural’ – Debate ‘LGBT’ abre a agenda de agosto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com