O Teatro Minaz em Ribeirão Preto recebe o Projeto Ópera em Ação – do programa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de sua Escola de Música. A proposta tem por objetivo levar diferentes eventos desse gênero artístico musical aos mais variados públicos por todo o Brasil. Na sexta-feira, aqui em Ribeirão Preto, começou a Oficina de Percepção corporal e expressão vocal – Contrologia da voz (aulas até 27 de agosto), com as professoras Aline Souza e Gisele Ganade. A esta capacitação se somarão a Oficina de confecção e utilização de máscaras da Commedia Dell’ Arte, com o professor André Cruz (de 31 de julho a 28 de agosto), e a Oficina de interpretação e estilo no repertório operístico (de 5 a 7 de agosto), com o professor Abel Rocha.
Nas oficinas são oferecidos cursos ministrados por professores especialistas nas diversas linguagens artísticas e atividades técnicas envolvidas na produção de um espetáculo de ópera. As especialidades musicais contemplam o canto, a regência, a correpetição ao piano e a interpretação do repertório. Nas especialidades cênicas estão, por exemplo, a cenografia, a indumentária, a adereçaria, a perucaria, a maquiagem, a iluminação e a direção cênica. As especialidades técnicas contemplam as atividades profissionais desenvolvidas no chamado backstage, desde as coxias aos camarins. Os espetáculos, por sua vez, levam em consideração a capacidade de produção do projeto, as condições logísticas para a circulação e o espaço disponível para sua apresentação.
Mais informações sobre as oficinas em Ribeirão Preto, assim como links para inscrições estão disponíveis em https://artedetodagente.com.br/opr-edicao-oea. O número de vagas é limitado.