Tribuna Ribeirão
Cultura

Ópera abre o 3º Fiato al Brasilie

A Orquestra Acadêmica Alma e a USP-Filarmônica vão abrir a terceira edição Festival Fiato al Brasile, que começa no dia 10, sexta-feira, e segue até 17 de agosto, em Ribeirão Pre­to. Na abertura, será executada a ópera “La Serva Padrona”, escrita em 1733 por Giovanni Pergolesi (1710-1736), com os solistas Yuka de Almeida Prado (soprano) e Davide Rocca (ba­rítono do Alla Scala de Milão), sob regência do maestro Lucas Eduardo da Silva Galon.

A apresentação será às 20h30, no Teatro do Campus da Universidade de São Paulo (USP). A ópera “La Serva Pa­drona” é uma comédia român­tica dividida em duas partes com personagens – Serpina, Uberto e Vespone, que é mudo. A direção cênica fica por conta de José Maurício Cagno e conta com participação do ator Leo­nardo Sidney (Alma).

O festival tem toda a sua programação gratuita e será realizado em vários pontos da cidade, como o Teatro do Cam­pus da USP, a Sala de Concertos da Tulha na USP, Auditório da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto e Theatro Pedro II. Compreende a ópe­ra, concertos, recitais e mas­terclasses, celebrando a música em uma experiência interna­cional de intercâmbio artístico.

Teatro do Campus da USP
Ainda no Teatro do Cam­pus da USP, será apresentado, no sábado, 11 de agosto, às 20h30, “O Canto da Alma”, sob direção de Snizhana Drahan. Uma segunda récita da ópera será apresentada no dia 16, às 20h30, no mesmo local.

Sala de Concertos da Tulha na USP
O público poderá conferir apresentação da Datz Jazz Band, no domingo, dia 12, às 19 horas, na Sala de Concertos da Tulha na USP. O recital de violão solo com Gustavo Costa (USP) será apre­sentado na segunda-feira (13), às 20h30, no mesmo espaço.

O festival prossegue no dia 14, terça-feira, às 20h30, com apre­sentação da Oficina Experimen­tal do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP). Já no dia 15, quarta-feira, às 20h30, acontece o recital com os solistas internacio­nais Harvey Thurmer (violinista, Miami University, EUA), Allan Duarte (pianista, Musikschule Fanny Hensel, Alemanha), Mar­tina Drudi (pianista, Escola G. Sarti, Itália), Francesca Bassan (viola, Escola G. Sarti, Itália) e os professores da Alma Reginaldo Nascimento (violino), Luciano Borges (violino) e Ladson Bruno Mendes (violoncello).

Auditório da Faculdade de Direito
Na quinta-feira (16), às 12h30, a apresentação será com a Camerata Alma, sob condu­ção do maestro Reginaldo Nas­cimento. Ainda no dia 16, a so­prano Yuka de Almeida Prado se apresenta novamente no festival, desta vez com Alexandre Mazzer.

Theatro Pedro II
Já no último dia do festi­val, sexta-feira, 17 de agosto, às 12h30, no Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral nº 370, Centro), haverá um recital ensemble de flautas, clarinetes e grupos de cordas do Fiato al Brasile, sob a direção de Rafael Fortaleza. O concerto de encerramento será às 20h30, no mesmo local, com a Orquestra Sinfônica do Festival Fiato al Brasile e Coro Acadêmi­co Alma (infantil e jovem), com participação dos solistas Samuel Pompeo (saxofone) e Tamara Pereira (soprano), sob regência de Reginaldo Nascimento e Mar­tina Drudi.

Sobre o Fiato al Brasile
O Festival Fiato al Brasile é um projeto de intercâmbio cul­tural que oferece a jovens artistas uma experiência de aprimora­mento musical, com renoma­dos instrumentistas e cantores italianos e brasileiros. Faz parte do projeto que é realizado anu­almente em duas etapas, uma na cidade de Faenza, na Itália, e outra em Ribeirão Preto, e ofe­rece ao público participante uma experiência única da música de concerto.

Aos músicos – principalmen­te jovens instrumentistas – ofe­rece uma experiência artística e musical. Nesta edição, conta com a participação do violinista Har­vey Thurmer (Miami University, EUA), o pianista Allan Duarte (Musikschule Fanny Hensel, Alemanha), a pianista Martina Drudi (Escola G. Sarti, Itália) e Francesca Bassan (viola, Escola G. Sarti, Itália).

O 3º Festival Fiato al Brasile é produzido pela Academia Livre de Música e Artes em conjunto com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), e a Escola Mu­nicipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália, com patrocínio do Mi­nistério da Cultura, por meio da lei de incentivo do Programa Na­cional de Apoio à Cultura (Pro­nac), além de apoio da Secretaria Municipal da Cultura. A progra­mação pode ser acessada no site da Alma – www.almarp.com.br – ou via facebook, na página /al­maribeirao. Toda a programação é gratuita e a entrada é livre.

Postagens relacionadas

Giro cultural fecha a 19ª Feira do Livro

Redação 1

Peça faz tributo ao Rei do Baião

Redação 1

Bonecos vão invadir o Theatro Pedro II

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com