A RP Mobi – empresa municipal responsável pelo trânsito de Ribeirão Preto – anunciou nesta quinta-feira, 4 de julho, que 11 corredores exclusivos para ônibus serão modificados e passarão a ser preferenciais a partir do dia 1º de agosto. Segundo a empresa, a medida será possível após avaliações técnicas com a adequação da nova rede do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto.
Os corredores de ônibus que terão a sinalização modificada são as das seguintes avenidas: Brasil, Saudade, Presidente Vargas, José Cesário Monteiro da Silva, Braz Olaia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I, Luiz Galvão César e rua Silveira Martins. Não estão incluídos na flexibilização os corredores das avenidas Meira júnior, Independência e Paschoal Innechi.
Dados da RP Mobi mostram que de janeiro a março deste ano foram registradas nos Corredores de Ônibus já implantados, 331 infrações. Atualmente as faixas exclusivas para ônibus da cidade são liberadas apenas para o tráfego de táxis, desde que estejam realizando o transporte de passageiros. Entretanto, os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida, com o selo emitido pelo município. Os corredores também são liberados ao tráfego de veículos de urgência e emergência, definidos pelo Código de Transito Brasileiro (CTB).
Na lista estão viaturas do Corpo de Bombeiros – inclui o Resgate 193 –, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Civil Metropolitana (GCM), ambulâncias e similares. Sobre os táxis, a Transerp destaca que somente é permitida a parada para embarque ou desembarque nas estações de passageiros dos ônibus do transporte coletivo urbano.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima. Rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
Uma recente pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp), em conjunto com a Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) apontou que as vendas no comércio na Avenida Dom Pedro I caíram 45% após a implementação dos corredores de ônibus e a proibição de estacionamento na avenida.
A faixa exclusiva para ônibus no local foi implementada em 2022 como parte do plano “Ribeirão Mobilidade”, anunciado em 2019 com uma série de obras e intervenções para melhorar o trânsito e a infraestrutura urbana do município. Com isso, o estacionamento também foi proibido na avenida.
Desde então, comerciantes da região, uma das principais da Zona Norte, têm reclamado da diminuição do fluxo de pessoas e no número de vendas. O percentual médio da queda no movimento foi de 42%, segundo o Sincovarp.