Tribuna Ribeirão
Geral

Ônibus movido a gás está em teste em RP

ALFREDO RISK

A prefeitura e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transrp), por meio do Programa Ribei­rão Mobilidade, iniciaram na manhã desta quarta-feira, 9 de março, a primeira volta experi­mental do ônibus movido a gás para o transporte de passagei­ros, que passará por testes du­rante 30 dias na cidade.

O primeiro trajeto do teste partiu do Palácio Rio Branco e foi até o Taiwan Centro de Eventos, no Royal Park, e con­tou com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do superintendente da Transerp, Marcelo Galli, entre outras au­toridades e representantes da Scania, fabricante do ônibus movido a gás.

Em seguida, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que estava presente em Ribei­rão Preto para o evento “Aber­tura da Safra de Cana, Açúcar e Etanol 2022/23”, promovido pela Datagro, também conhe­ceu o veículo e embarcou em um percurso experimental pe­las vias da Zona Sul.

Entre os benefícios do ôni­bus movido a gás está a garantia de melhor eficiência energética, além de contar com ar-condi­cionado, wi-fi e combustível renovável estimulando a mo­bilidade sustentável. Essa é a primeira vez que Ribeirão Pre­to faz uma demonstração com um ônibus movido a gás.

O veículo da Scania é o mo­delo urbano K 280 4×2, que poderá ser abastecido tanto com biometano e/ou gás natu­ral. Esse é o primeiro ônibus urbano com tração 4×2 a gás que a Scania fabrica no país e se mostra uma opção sustentável e viável para o transporte de pas­sageiros nos grandes centros.

“É muito válido promover o experimento em mais um ve­ículo com uma matriz energéti­ca diferente, no caso deste mo­vido a gás, podendo ser natural ou biometano. Este veículo pos­sibilita uma redução na emissão do dióxido de carbono (CO2), além de diminuição das par­tículas de fuligem, sendo um modelo sustentável ideal para o nosso município”, afirma Galli.

De acordo com Marcelo Galli, a princípio será um teste do veículo na cidade, “iremos ava­liar custos, mediante números em planilhas, para que a viabili­dade de aquisição seja decidida. O nosso intuito maior é tornar a cidade cada vez mais susten­tável”. O ônibus Scania iniciará o atendimento a partir desta quinta-feira (10) aos usuários do transporte coletivo na linha D 402 Ribeirão Verde I. Nas próximas semanas, o veículo também atenderá outras linhas de ônibus urbano na cidade.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Siamesas – Gêmeas deixam UTI depois de nove dias

Redação 1

Hospital de Câncer lança Vakinha Online

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com