A prefeitura de Ribeirão Preto, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano e o Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo na cidade, formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – lançaram nesta terça-feira, 16 de novembro, a implantação de internet gratuita em 20 dos 354 ônibus da frota da cidade – são 117 linhas.
Os veículos que receberam a inovação estão devidamente identificados com adesivos na estrutura interna. Para utilizar o serviço de wi-fi grátis, basta o usuário fazer o cadastro online na conexão Wifimaxx, informando dados pessoais. Em seguida, o sistema permite a criação de um usuário e senha de acesso à internet.
No início deste mês, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) verificou a estrutura de wi-fi disponível na área interna de um dos veículos e destacou que “esta tecnologia é gênero de primeira necessidade nos tempos atuais. O transporte público tem que garantir conforto para os seus usuários”.
Segundo o superintendente da Transerp, Marcelo Galli, além de promover a inclusão digital, a disponibilidade de internet sem fio gratuita também proporciona economia no pacote de dados dos usuários. “Agora, o passageiro poderá enviar mensagens, checar e-mails e até assistir vídeos, tudo gratuitamente, durante o percurso”, afirma.
Nesta primeira etapa de implantação, o serviço atenderá as linhas 207-Hospital das Clínicas; 460-Parque Ribeirão; 320-Jardim Salgado Filho II; 808-Jardim Cristo Redentor; 136-Castelo Branco/Adão do Carmo; 301-Avelino Palma e a 780-Parque dos Pinus. A expectativa é ampliar essa aposta tecnológica para todos os veículos do sistema até o primeiro trimestre de 2022.
Dados da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) indicam que houve um aumento de 132,1% no volume de passageiros em cerca de quatro meses, de aproximadamente 56 mil por dia em junho para 130 mil atualmente. São 74 mil a mais com o avanço da vacinação contra a covid-19.
Como ativar a internet grátis
1) Ligue/Ative o wi-fi do celular e localize a rede Wifimaxx
2) Realize a conexão com a rede Wifimaxx. O aplicativo abrirá automaticamente, conforme a configuração do celular. Se preferir, abra o navegador e acesse o site www.wifimaxx.com.br
3) No primeiro acesso, escolha “Acesso à Internet Grátis” e, depois, selecione a opção “Não sou Cadastrado”
4) Preencha o cadastro uma única vez para gerar a senha pessoal de acesso. Todos os dados são obrigatórios. É necessário informar um número de celular válido para envio do código de segurança para ativação do cadastro
5) Ao finalizar o cadastro, o usuário receberá um código de segurança por SMS para confirmar os dados e ativar o cadastro
6) Entre na internet sempre que estiver no ônibus, por meio do usuário de acesso com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrada