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Ônibus elétricos são testados em RP  

Veículos começaram a percorrer nesta quarta-feira, 3 de julho, as linhas 901 – Norte-Sul 1 A e 910 – Norte-Sul 1B  

Prefeitura obteve financiamento de R$ 210 milhões para a aquisição de 60 novos ônibus elétricos. Os recursos são do PAC Mobilidade – Eixo Refrota (Alfredo Risk)

A fase de testes com os ônibus elétricos continua na cidade. Nesta quarta-feira, 3 de julho, a prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o Consórcio PróUrbano, por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram os testes de dois ônibus 100% elétricos com tecnologia chinesa, ar condicionado, entre outras inovações para o transporte coletivo urbano. 

Os veículos foram apresentados às autoridades, imprensa e a população em uma volta experimental, que saiu da Estação Sul (Terminal Shopping), com parada Estação Fiúsa (cruzamento com a avenida Independência), em direção a rua Lafaiete na sede da Guarda Civil Metropolitana.

Logo após, a volta experimental, os dois veículos eletrificados passaram a integrar de modo temporário o atendimento aos passageiros das linhas 901 – Norte-Sul 1 A e 910 – Norte-Sul 1B, que percorrem trajetos que leva do complexo de bairros do Ribeirão Verde a região do RibeirãoShopping. O período de testes com estes veículos será de 30 dias.

Um dos veículos em teste é o modelo ANKAI OE-12, é um ônibus urbano elétrico avançado, com capacidade para 18 toneladas de carga com doze metros de comprimento; e motor elétrico Dana de alta potência oferecendo uma condução suave e silenciosa, enquanto sua bateria de alta capacidade proporciona uma autonomia de até 350 km.

Ideal para rotas urbanas de alta demanda, é uma opção com zero emissões de poluentes. Possui recursos de conforto, como acesso facilitado para passageiros com necessidades especiais, e é equipado com sistemas avançados de segurança para garantir uma viagem segura para todos.

Já o outro ônibus elétrico é o modelo BYD D9W 20.410 – com baixo custo de manutenção, autonomia de até 250 km, além de garantir eficiência energética, o chassi com conceito Low Entry, ou seja, não existindo degraus para o embarque e desembarque dos passageiros; ainda conta com suspensão pneumática dianteira e traseira, aumentando o conforto aos passageiros e motorista.

A prefeitura obteve financiamento no valor de R$ 210 milhões para a aquisição de 60 novos ônibus elétricos. Os recursos são do PAC Mobilidade – Eixo Refrota, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal. “Estamos em continuidade aos testes que já havíamos iniciado com os ônibus elétricos e também com gás natural desde 2021”, diz o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

“Esse é o quarto ano, na sequência, que estamos com essas etapas de experimentos. As informações coletadas serão utilizadas para comparar com as outras experiências tivemos com os modelos anteriores. Esse é o início do trabalho para a transição de uma frota menos poluente para uma com zero emissões”, afirmou.

O diretor superintendente da RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade –, Marcelo Galli, disse que conforme os testes sejam realizados as pessoas começarão a entender e usar o transporte eletrificado, que é 100% elétrico.

“A intenção é que implante esse modelo de veículo na cidade, mesmo que seja de modo modesto, pois essa é uma tecnologia que chegou ao Brasil para ficar. Iremos analisar o desempenho como a autonomia de cada um dos veículos e o gasto energético”, acrescentou.

Frota renovada Desde julho do ano passado, a prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano na cidade formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – promovem a renovação da frota do transporte coletivo urbano no município.

Os novos ônibus são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, entrada USB para carregar a bateria do celular, internet grátis, além de câmeras de segurança mais modernas.  Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes.

Ainda, os novos veículos contam com novas formas de pagamento na tarifa dos ônibus (cartões débito/crédito; celular smartphone/relógio inteligente) e nas próximas semanas função pix.  Em 19 de junho deste ano, foram entregues mais 32 veículos, atualizando para 236 novos veículos da frota. Ao todo, serão 306 veículos novos quando toda a frota estiver renovada.

A alteração no contrato de concessão que permitiu repasse de R$ 70 milhões para o grupo concessionário com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia de coronavírus nos cofres das empresas. Em junho do ano passado, a prefeitura também começou oficialmente a subsidiar o déficit do transporte coletivo urbano.

O subsídio inicial era de R$ 2,09 por passageiro transportado – número de vezes em que a catraca rodar. Mas em fevereiro deste ano subiu para R$ 3,45. Em Ribeirão Preto, o passageiro paga pela tarifa de ônibus R$ 5,00. Até dezembro eram 117 linhas. 

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