O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto para testes iniciou, na manhã desta segunda-feira, 5 de julho, o atendimento à linha 501-Higienópolis , que recebe usuários do transporte coletivo dos bairros Adelino Simioni, Quintino Facci II, Avelino Alves Palma, Quintino Facci I, Vila Elisa, Vila Mariana, Jardim Independência, Jardim Paulistano, Jardim Mosteiro, Vila Seixas, Jardim Paulista e Higienópolis.
A linha 501 será atendida pelo veículo em experimento até domingo, dia 11. Nesta semana, o local de partida é o ponto de parada da rua Barão do Amazonas, em frente à praça Carlos Gomes, no Centro de Ribeirão Preto, às oito horas, 9h50, 11h40, 13h30, 15h20 e às 17h10.
Entre 28 de junho e 4 de julho, o veículo atendeu à linha 307-USP/HC, que recebe usuários do transporte coletivo urbano da avenida do Café, Vila Amélia, Vila Tibério, campus da Universidade de São Paulo (USP) e Hospital das Clínicas. Antes, estava em operação na linha 108-Jardim Presidente Dutra.
A linha abrange passageiros dos bairros Jardim Silvio Passalacqua, Jardim Presidente Dutra, Jardim Herculano Fernandes, Residencial das Américas, Vila Recreio, Ipiranga, Alto do Ipiranga, Sumarezinho e Vila Tibério. O veículo possui ar-condicionado. Os testes feitos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade.
O ônibus é 100% elétrico. O veículo modelo BYD D9W – 20.410 piso baixo tem capacidade para 29 passageiros sentados e 51 em pé. O que está em teste na cidade comporta 24 pessoas sentadas e 45 em pé. Tem 250 quilômetros de autonomia, o que permite rodar o dia inteiro, e em seguida, retornar à base para recarga da energia elétrica.
A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo. Duarte Nogueira diz que a demonstração do veículo tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade tem adotado medidas sustentáveis.
Benefícios do ônibus elétrico – Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo, ao garantir impacto da redução na poluição sonora.
O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 tonelada ao ano de gás carbônico (CO2) na atmosfera.