O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto desde 13 de maio para testes começou nesta segunda-feira, 14 de junho, o atendimento à linha 108-Jardim Presidente Dutra, que recebe usuários do transporte coletivo dos bairros Jardim Silvio Passalacqua, Jardim Presidente Dutra, Jardim Herculano Fernandes, Residencial das Américas, Vila Recreio, Ipiranga, Alto do Ipiranga, Sumarezinho e Vila Tibério.
A linha será atendida pelo veículo até o próximo domingo, dia 20. O ônibus possui ar-condicionado e iniciou a operação na rua Duque de Caxias (em frente à praça Carlos Gomes), na região Central. Logo após, passou pela avenida Jerônimo Gonçalves, rua Coronel Luiz da Cunha, rua São Salvador e depois seguiu em direção ao Alto do Ipiranga.
Os testes feitos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade. O ônibus é 100% elétrico. O veículo modelo BYD D9W – 20.410 piso baixo tem capacidade para 29 passageiros sentados e 51 em pé. O que está em teste na cidade comporta 24 pessoas sentadas e 45 em pé. Tem 250 quilômetros de autonomia, o que permite rodar o dia inteiro, e em seguida, retornar à base para recarga da energia elétrica.
A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo. Duarte Nogueira diz que a demonstração do veículo tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade tem adotado medidas sustentáveis.
Benefícios do ônibus elétrico
Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo, ao garantir impacto da redução na poluição sonora.
O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 tonelada ao ano de gás carbônico (CO2) na atmosfera.