Vinte e três anos depois do então prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB) desativar o terminal de ônibus da praça Carlos Gomes, na região Central da cidade, o governo Duarte Nogueira (PSDB) decidiu construir um novo equipamento no Centro de Ribeirão Preto.
O Tribuna apurou que o equipamento deverá ser construído em um terreno na rua Mariana Junqueira, entre as ruas Álvares Cabral e Tibiriçá. O imóvel, atualmente utilizado por uma empresa que gerencia estacionamento de veículos, até o inicio dos anos 2000 era ocupado pela CPFL Paulista.
Entre os anos de 1986 e 1999, a praça Carlos Gomes teve um terminal do transporte coletivo urbano por onde passavam linhas importantes, algumas ainda no sistema de trólebus (ônibus elétricos, com cabos). Porém, foi desativado pelo então prefeito Luiz Roberto Jábali sob o argumento de que melhoraria o trânsito na região Central da cidade. O ex-prefeito faleceu em decorrência de leucemia, em 8 de agosto de 2004, Dia dos Pais, aos 67 anos.
Além do Terminal Carlos Gomes, a administração Jábali também desativou, em 1999, o Terminal Antônio Achê, ao lado do Mercado Municipal, o Mercadão Central, onde foi construído o Centro Popular de Compras (CPC). Em 2015, na gestão Dárcy Vera, o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig foi inaugurado ao lado do popular “Camelódromo”.
Os recursos para a desapropriação do terreno e a construção do novo terminal estão previstos no projeto de lei enviado para a Câmara de Vereadores. No qual o Executivo pede autorização para fazer um financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 97 milhões. Deste total, R$ 4.594.778 seriam reservados para a desapropriação da área e R$ 7 milhões para a construção do equipamento.
De acordo com a apuração feita pelo Tribuna, o local é considerado estratégico por ficar perto da avenida Doutor Francisco Junqueira. Essa proximidade permitirá que os ônibus do transporte coletivo oriundos das regiões Norte e Leste da cidade possam chegar ao futuro terminal por esta via. Os veículos chegariam pela rua Álvares Cabral e sairiam para os bairros destas regiões pela Tibiriçá.
No primeiro mandato da ex-prefeita Dárcy Vera (2009 a 2012), a construção de um terminal no local foi cogitada, mas a ideia não saiu do papel. Desde que assumiu o transporte coletivo em Ribeirão Preto, em maio de 2012 o Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do serviço formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – construiu oito estações e terminais.
No total, foram investidos R$ 23,8 milhões com parte da outorga do contrato. Em Ribeirão Preto, o Consórcio PróUrbano tem uma frota com 354 ônibus e opera 117 linhas. Dados da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) indicam que houve um aumento de 132,1% no volume de passageiros em cerca de quatro meses.
Passou de aproximadamente 56 mil por dia em junho para 130 mil atualmente. São 74 mil a mais. Em 16 de fevereiro, o valor da passagem de ônibus foi reajustado em 19%. A tarifa do transporte coletivo urbano saltou de R$ 4,20 para R$ 5, acréscimo de R$ 0,80.
Terminais de ônibus em RP
– Terminal de Bonfim Paulista
Rua Professor Felisberto Almada nº 450
– Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig
Alameda Botafogo nº 120 – ao lado do CPC
– Terminal do Hospital das Clínicas (Unidade Campus)
Rua Hélio Lourenço s/nº, Vila Monte Alegre
– Terminal Leste – Vila Abranches
Rua Professor Joaquim de Faria nº 215
– Terminal Nordeste – Ribeirão Verde
Rua Emigdio Rosseto nº 2.210
– Terminal Oeste – Jardim José Sampaio
Avenida Octavio Golfeto nº 100
– Terminal do RibeirãoShopping
Rua Paola Scatena nº 50 (Jardim Califórnia)
– Terminal Sudeste – Jardim São José
Rua Professor Garibaldi Biasoli nº 320