A prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o Consórcio PróUrbano, por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta sexta-feira, 5 de abril, o teste de um ônibus 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo, que será utilizado por 30 dias na cidade.
O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e a população em uma volta experimental, que saiu da Estação Sul (Terminal Shopping) em direção a estação Praça das Bandeiras (em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião).
O veículo em teste tem zero emissão de poluentes e possui capacidade para até 80 passageiros. Inicialmente, o ônibus elétrico atenderá os usuários da linha de ônibus 902 – Norte-Sul 2, que liga a Zona Norte à região do RibeirãoShopping.
“O ônibus passará pelo nosso maior corredor estruturante que implantamos dos onze corredores dos 56 quilômetros, sendo que oito já foram entregues, três estão em fase de conclusão até setembro”, disse o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
“É uma forma de caminharmos para modernizar a nossa frota, melhorar o conforto, diminuir o tempo de espera das pessoas para que todos possam perder menos tempo dentro do transporte, e usar o seu tempo em outras atividades mais interessantes, e com isso, a gente caminha para uma frota com mais sustentabilidade, tecnológica e inovadora”, afirmou.
Para o diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, esse é mais um teste disponível no município com o intuito de também proporcionar eletrificação da frota. “É uma oportunidade para Ribeirão conhecer essa nova tecnologia sob o conforto do ar condicionado”, disse
Ainda citou “suspensão pneumática [mais silencioso]; para o motorista o veículo conta com transmissão automática, sendo que tudo isso favorece para quem usa o transporte e para quem não usa a emissão de poluentes é zero por ser 100% elétrico”, destacou.
Ele disse há expectativa de implementar, ainda em 2024, uma quantidade modesta de veículos com essa tecnologia. Além do ar condicionado e os benefícios econômicos resultantes da redução no consumo de combustível, o ônibus elétrico proporciona um maior conforto acústico aos passageiros, contribuindo para uma experiência de viagem mais agradável.
O veículo em teste que inicia teste em Ribeirão Preto é predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive componentes eletroeletrônicos, o modelo consolida a expertise da engenharia automotiva brasileira.
Além de capacidade para 80 passageiros e ar-condicionado, o veículos tem autonomia de até 250 km e tempo de carga de até quatro horas: motor de tração central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm; freios a disco com ABS/EBS; direção eletro-hidráulica; e suspensão pneumática (mais silencioso).
Mede 12.950 metros; tem três portas lado direito; poltronas urbana estofadas, com encosto alto 860 Slim; rampa de acesso para cadeira de rodas; rampa para melhor acessibilidade; e dois itinerários, na posição frontal e lateral, segundo informações da RP Mobi.