Tribuna Ribeirão
Geral

ONG Vitória Régia organiza ações de conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no centro da cidade

Atividade integra as atividades do 18 de Maio, estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, no calçadão central, a ONG Vitória Régia irá divulgar o Disque 100, que recebe denúncias sobre abusos contra crianças e adolescentes, além da entrega de panfletos explicativos sobre o Maio Laranja

A ONG Vitória Régia de Ribeirão Preto, que há quase duas décadas atua na defesa dos direitos humanos, realizará uma ação popular no calçadão da rua General Osório para divulgar o Disque 100, que é um serviço de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. A mobilização acontece em razão do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que este ano tem como tema: Brincar, Pular e Proteger-Unidos Pela Proteção de Crianças e Adolescentes”. Os materiais explicativos desta campanha também serão distribuídos pelos membros da ONG, seus parceiros e voluntários.

A mobilização irá reunir outras entidades e representantes do movimento social e visa convocar toda sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e a distribuição de materiais desta campanha nacional.

“O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, destaca Larissa Brito, presidente da ON Vitória Régia.

“Convocamos familiares e toda rede de proteção, que inclui escolas, unidades de saúde, para escutarem e protegerem às crianças e adolescentes, observando a mudança de comportamento, ouvindo o que elas têm a dizer”, acrescenta Regina Brito, assistente social e diretora da ONG Vitória Régia.

Em razão desta preocupação, a entidade iniciou em março o projeto “Diversidade, Educação e Saúde”, com alunos da 5ª série no Jardim Progresso, região oeste da cidade, capacitando professores, na primeira fase da ação e no segundo semestre os pais destes alunos para identificar situação de violência contra crianças e adolescentes e os encaminhamentos legais para denunciar toda atitude abusiva.

Dados- As denúncias de violência contra crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2022 em Ribeirão Preto (SP) representam 92% do total relatado em 2021, apontam dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O número supera os casos de 2020. Segundo informações disponíveis no portal da pasta, neste ano foram 249 denúncias entre janeiro e junho.

No ano passado, inteiro o órgão registrou 270 casos e, há dois anos, 230. Em todo país, 51% dos casos de violência sexual são praticados com crianças de até 5 anos. Em 2020, 60% das vítimas tinham menos de 13 anos. ‘Por isso, a necessidade de realização da campanha. Os números desta violência assustam e infelizmente sabemos que eles podem ser ainda maiores, já que os próprios dados mostram que a maioria dos casos ocorrem nos lares, o que dificulta a denúncia, lembra Larissa Brito, advogada e presidente da ONG Vitória Régia.

Postagens relacionadas

Liminar barra aulas presenciais

William Teodoro

Palácio Rio Branco fica lilás em agosto

Redação 1

Única aposta ganha prêmio da Mega-Sena

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com