O Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra) está organizando uma “vaquinha” virtual para arrecadar doações para as comunidades no território amazônico, em Rondônia.
De acordo com uma das integrantes do núcleo, Carolina Silva Costa, todos os anos os membros do Napra se deslocam para quatro comunidades ribeirinhas. Porém, ela relata que este foi um ano atípico.
“Optamos por não fazer uma atuação presencial, devido ao risco de contaminação e transmissão da Covid-19, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desta maneira, consultamos os diretores das escolas, diretores dos postos de saúde e administradores (líderes que representam a comunidade), para entender quais são as demandas de urgência neste período”, explicou Carol.
A integrante do núcleo ressalta que a arrecadação será destinada para a compra de mais de 300 cestas básicas e kits de higienização (álcool 70, sabão em pedra e água sanitária) e apoio para confecção de mais de 800 máscaras, que serão costuradas por mulheres das próprias comunidades, incentivando a economia local.
“Com a ajuda de doações, os tecidos estão sendo entregues este mês para que mulheres costureiras das comunidades façam as máscaras com o apoio do Napra, incentivando a economia local”, comentou Carol.
Os materiais serão entregues por parceiros locais de Rondônia e líderes das próprias comunidades, respeitando todos os cuidados de higienização e segurança sanitária, conforme recomendação da OMS.
As doações devem ser feitas pela internet, até o dia 30 de agosto, pelo site Vakinha, e o pagamento por ser feito por boleto bancário, PicPay ou cartão de crédito.