Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Onda de frio chega a RP

JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

Depois de ciclone-bom­ba, ventania com tempestade de areia, o Brasil recebe mais um fenômeno meteorológico marcante: uma forte massa de ar frio polar no inverno. A frente fria tem provocado chuvas, temperaturas abaixo de zero grau centígrado, gra­nizo e neve, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Nesta sexta-feira, 21 de agosto, os 703 mil moradores de Ribeirão Preto já tiraram guarda-chuva, agasalho, ca­checol, luva, meia de lã, co­bertor e edredom do armário.

Esta é a terceira vez que o frio ocorre em 2020, mas a primeira com essa proporção e intensidade. De acordo com o Climatempo, “dificilmente o Brasil poderá experimen­tar outra onda de frio como esta ainda este ano”. Em Ri­beirão Preto, além da queda da temperatura, a previsão é de chuva fraca para este final de semana. Depois de dois meses, voltou a chover nesta sexta-feira. A água começou a cair no final da tarde e inva­diu a noite.

O dia começou com tem­peratura na casa dos 17ºC, chegou a 19ºC durante à tarde e à noite caiu para 12ºC às 23 horas, mas com sensação tér­mica de 9ºC, segundo o Clima­tempo. O instituto previa 11ºC às sete horas da manhã deste sábado (22) e, até as dez horas, os termômetros não passarão de 13ºC, segundo a previsão. A umidade relativa do ar esta­va em 70% ontem, com ventos de até 19 quilômetros por hora (km/h). Para este sábado, a mí­nima deve ser de 12 graus e a máxima, de 20ºC.

Para domingo, dia 23, os termômetros devem marcar 11º no início da manhã, che­gando a 25º no decorrer do período. A umidade deve ficar em 63% hoje e 48% amanhã, com ventos de até 21 km/h. A umidade relativa do ar ideal é de 60%, segundo a Organiza­ção Mundial de Saúde (OMS). Abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considera­do um caso de emergência.

Durante esta semana, por causa das altas temperaturas – chegou a 36% na quarta­-feira (19) – e da estiagem – não chovia havia mais de dois meses na cidade –, foram registrados vários focos de incêndio no município, que ficou coberto de terra, poeira e fumaça. Várias ocorrências foram registradas nas estra­das da região e alguns trechos tiveram de ser interditados.

Segundo o Instituto Na­cional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 20 dias deste mês, foram constatados 129 focos de incêndio em Ribeirão Pre­to, contra 65 de agosto intei­ro do ano passado, o dobro – são 64 a mais e alta de 98,5%. De 1º de janeiro até o último dia 20, a cidade registrou 253 queimadas, 97 a mais e alta de 62,2% em relação às 156 ocorrências constatadas em oito meses de 2019.

Menor temperatura e neve
O dia mais gelado do ano, em Ribeirão Preto, foi a 27 de maio, quando os termômetros marcaram 6 graus centígrados na madrugada, com sensação térmica de até 3ºC. Em 2019, o recorde foi registrado em 7 de julho, quando a estação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) – vinculada à Secretaria de Es­tado de Infraestrutura e Meio Ambiente – marcou 3,9°C, uma das menores temperatu­ras na cidade em sete anos.

Tendo por base dados do Instituto Nacional de Meteoro­logia (Inmet) e de alguns aero­portos do país, o Climatempo, site especializado em meteoro­logia, informou que em Bom Jardim da Serra (SC) a tempe­ratura ficou em -8°C, por vol­ta das cinco horas de ontem. Ficou também negativa nas cidades catarinenses de São Joaquim (-4°C) e Lages (-1°C). Em São José dos Ausentes e Quaraí (RS) os termômetros marcaram -4°C, e em Vacaria (RS), -3°C.

No sul do Paraná, em Dom Pedrito (RS) e em Xanxerê (SC) foi registrado 0°C. Com isso, “várias áreas das serras gaúcha e catarinense registra­ram neve e chuva congelada na tarde e noite de quinta-fei­ra”, informou o Climatempo. De acordo com o site, esses fenômenos ocorreram em São Francisco de Paula (RS), São Joaquim (SC), Nova Petrópolis (RS), Gramado (RS), São José dos Ausentes (RS) e Cambará do Sul (RS), Canela (RS).

Postagens relacionadas

VÍDEO – Avião é incendiado na região

Luque

Geração de energia solar terá isenção fiscal para placas fotovoltaicas

William Teodoro

Liminar proíbe carreatas neste domingo, em prol da abertura do comércio

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com