Por Gabriela Lima
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde(OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que fará “todo o possível” para ter uma “resposta” sobre a origem da covid-19.
Ele também disse ter enviado um e-mail oficial a autoridades de alto escalão do governo da China a fim de pedir a volta da colaboração de Pequim nas investigações para determinar a origem do vírus.
O grupo farmacêutico chinês CanSino Biologics disse que a demanda por sua vacina contra a covid está em “queda” depois do fim abrupto da política de Covid Zero na China. A CanSino estava lançando a versão inalada da vacina em dezembro quando o país anunciou o fim das medidas restritivas.
A vacina recebeu aprovação e, atualmente, soma-se às doze vacinas domésticas existentes que atendem à população chinesa.
E a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) espera que as campanhas de vacinação contra a covid sejam realizadas uma vez por ano, de maneira similar à campanha da gripe. A EMA está em discussão com a OMS e outras agências reguladoras sobre os processos para a introdução das campanhas e possíveis atualizações da vacina.