Tribuna Ribeirão
Geral

Omissão PGR recorre da decisão que libertou José Dirceu

Foto: Giuliano Gomes Roman/Curitiba-PR

A procuradora-geral da Re­pública, Raquel Dodge, recor­reu, nesta segunda-feira (30), da decisão que suspendeu o início do cumprimento da pena im­posta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ao ex-ministro José Dirceu. Con­denado em segunda instância a mais de 30 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participa­ção em organização criminosa, o político, que estava preso em Brasília, teve habeas corpus con­cedido no fim do mês de junho.

A suspensão da execução provisória da pena foi determi­nada pela maioria dos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, Raquel Do­dge sustenta que o julgamen­to possui vícios relativos tanto às regras processuais quanto à fundamentação adotada na concessão do habeas corpus. A origem do pedido analisado pelos ministros não foi um HC e sim uma petição apresentada ao relator após o julgamento que indeferiu uma reclamação, o que deixa claro que o curso regimen­tal foi totalmente atípico.

José Dirceu inovou comple­tamente o objeto da reclamação, alegando plausibilidade de re­visão do acordão condenatório do TRF4. “Como se sabe, os meios processualmente adequa­dos para se deduzir pedidos de atribuição de efeito suspensivo aos recursos especial/extraordi­nário são os seguintes: de modo incidental, no bojo do próprio recurso, ou de modo principal, em medidas cautelares autôno­mas (ajuizadas perante a presi­dência do Tribunal recorrido, ora perante o próprio Tribunal Superior)”.

A PGR também sustenta que houve omissão quanto ao contraditório e ao respeito ao devido processo legal, uma vez que o Ministério Público não foi intimado para se manifestar sobre a pretensão. “Na prática, o MPF foi surpreendido pela de­cisão, sem que tivesse tido qual­quer oportunidade de defender sua posição, com violação do devido processo legal”, destaca Raquel Dodge.

Postagens relacionadas

Associação que abriga animais de rua pede ajuda da população de Ribeirão Preto

William Teodoro

Anvisa derruba máscara em aviões e aeroportos

William Teodoro

Policiais militares de Serra Azul socorrem menino com ferimentos nos braços

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com