Durante nove dias de festa, a cultura de todo o país se reunirá em Olímpia, distante 130 quilômetros de Ribeirão Preto, no 55º Festival do Folclore, um dos maiores e mais importantes do país. A cidade é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Folclore, pela Lei Federal Nº 13.566/2017. O evento será realizado de 3 a 11 de agosto.
A grande atração fica por conta das apresentações noturnas de palco de danças e manifestações folclóricas. Aliado a isso, a programação do evento inclui uma série de atividades como palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile, peregrinações pelas ruas e muito mais.
As cinco regiões brasileiras são presenças confirmadas no Festival que contará com mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos, de 14 estados brasileiros. A expectativa é de receber cerca de 130 mil pessoas, no decorrer do evento.
O cartaz oficial da edição 2019 é ilustrado pelo Fandango de Tamanco Cuitelo, de Ribeirão Grande – SP. Fundado em 1964, o grupo apresenta uma dança sapateada e palmeada ao som de violas e gaitas, de origem hibérica, especificamente da Espanha, e chegou até a região do Sudoeste Paulista através dos Tropeiros, por volta de 1700.
O palco da festa, que tem entrada gratuita, é o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popularmente conhecido Recinto do Folclore, que leva o nome do idealizador do festival.
A estrutura do evento oferece ainda estacionamento oficial, ampla praça de alimentação com dezenas de barracas e gastronomia variada, parque de diversões, além de segurança reforçada.
O folclore também invade as ruas, o comércio, escolas e prédios públicos de Olímpia com peregrinações dos grupos participantes, que realizam apresentações e interagem com a comunidade. Além de outras atividades de confraternização, troca de experiências e fomento da cultura popular.