A estrada que leva a Arraial do Cabo já é uma atração. Do alto é possível avistar a cidade. Á esquerda fica a Prainha, colorindo a entrada do município com tons que variam entre o verde e azul. Mas este cenário é apenas uma mensagem de boas-vindas. Arraial do Cabo tem 160 quilômetros de área e é ideal para quem não deseja grandes deslocamentos.
As praias são próximas e, com um pouco de disposição, é possível percorrer quase todas elas a pé. Essa é uma das vantagens, pois o turista gasta pouco com traslado. Não precisa percorrer trilhas perigosas, fazer passeios caros ou alugar lanchas para visitar os principais pontos da cidade. Até mesmo a Praia do Farol, exceção na facilidade de acesso, não demanda grande investimento. É destino para quem busca facilidade, mas sem abrir mão do clima de paraíso – muitas vezes, quase deserto.
Arraial do Cabo tem oito praias principais para os visitantes – algumas grandes, outras nem tanto, que costumam sumir na maré alta, como a que pode ser visitada a partir da Trilha da Graçainha, no canto direito da Prainha. Há praias para todo perfil de viajante: com onda, tipo piscina, lotada, deserta, praia com mirante, praia para mergulho, praia pequena praia comprida. A maior certeza é que não falta praia paradisíaca em Arraial do Cabo.
Praia do Farol – A grande estrela da cidade é a Praia do Farol. O local vive sob a lenda de ser uma das mais lindas praias do país. E não é para menos. Difícil não se deslumbrar com o tom da água, muito semelhante ao do Caribe, e com a paisagem quase intocada da ilha. A limitação de acesso torna a Praia do Farol ainda mais desejada. São 45 minutos (não é permitido permanecer mais do que isso na praia) de puro deleite.
É como ser o desbravador de um cenário dos sonhos. Essa é a única praia de Arraial que pode ser acessada apenas por barco. É o único passeio pago para quem deseja percorrer as praias de Arraial. A Gruta Azul faz parte do passeio de barco que leva à Praia do Farol. A formação rochosa é apenas uma das muitas belezas naturais no percurso que passa pela Ilha de Cabo Frio. Todo o trajeto em mar aberto é belíssimo, com tons de água impressionantes.
Prainhas do Pontal do Atalaia – Vizinhas à Praia do Farol, porém na área do continente, estão duas pequenas praias conhecidas como As Prainhas. As duas se juntam na maré baixa e se tornam uma única porção de areia que faz a felicidade de qualquer apaixonado pelo mar. O trajeto de carro, pelo alto do Pontal do Atalaia, leva à longa escadaria que dá acesso às Prainhas. O visual é um dos mais belos de Arraial.
Difícil largar a câmera fotográfica enquanto se desce os degraus até o mar colorido, cercado de areia branca e fina. As Prainhas conseguem ser, ao mesmo tempo, movimentadas e desertas. Há espaço para quem gosta de guarda-sol e cadeiras ou para quem prefere se sentar na areia para curtir a paisagem sem nenhuma interferência. Além do trajeto de carro, também é possível chegar às Prainhas a pé ou de barco, a partir da Praia dos Anjos.
Praia do Forno – Também entre os mais belos cartões-postais de Arraial, a Praia do Forno tem acesso por trilha ou barco. A subida é um pouco puxada, mas nada que algumas paradas para os lindos mirantes não dê jeito. A enseada, sempre com diferentes cores de mar, é cercada de muito verde.
A água, sempre transparente, é um convite a horas no mar. A praia tem estrutura de quiosques e barraquinhas, mas quem desejar um ambiente mais tranquilo, poderá ir até o final da faixa de areia, onde reina a paz e a tranquilidade dignas de um paraíso à beira-mar.
Praia Grande e Prainha – Para quem gosta de praias com infraestrutura, as melhores pedidas são a Praia Grande e a Prainha (não confundir com Prainhas). As duas têm vários quiosques e restaurantes, ótimo para que não curte praia totalmente deserta. De todo modo, para os que gostam do visual mais natural, tanto a Prainha quanto a Praia Grande têm áreas mais isoladas do movimento, onde é possível aproveitar a praia um pouco mais deserta.
A Prainha tem água calma e com cor de Caribe. É a porta de entrada para Arraial e uma das mais belas praias da região. Já a Praia Grande, por ser em mar aberto, é a predileta dos surfistas. O mar oferece muitas ondas, mas a água é bastante fria e pouco convidativa ao banho; em compensação, o pôr do sol é maravilhoso! As duas praias podem facilmente ser acessadas de carro ou a pé.
Praia do Pontal – Um pouco mais afastada do centro, a Praia do Pontal é o final da faixa de areia que tem início na Praia do Forte, em Cabo Frio. O acesso é pela estrada que leva a Arraial do Cabo e é necessário percorrer um pequeno trecho em pista de terra. A praia é sempre tranquila, mesmo nos finais de semana de sol.
O mar é calmo e um pouco mais frio que em outras praias de Arraial, mas não chega a ser congelante, como o da Praia Grande. A Praia do Pontal tem uma grande área debaixo das árvores e favorece a realização de piqueniques e até churrascos. Uma boa pedida para quem quer fugir do movimento do centro.
Praia Brava – Para quem deseja isolamento total, a melhor opção é a Praia Brava. Chegar até lá é tarefa um pouco complicada e será necessário enfrentar uma trilha íngrime. A praia tem uma pequena faixa de areia e o mar é bastante agitado. A vantagem é que ela está sempre vazia.
Praia dos Anjos – Oposta à calmaria da Praia Brava, a Praia dos Anjos está sempre movimentada. Berço da cidade de Arraial do Cabo, é de lá que partem os barcos para os passeios até a Praia do Farol e também onde chegam os pesqueiros que abastecem a Região dos Lagos. Voltada para o leste, a praia é ótima para belas fotos ao amanhecer.
Os turistas que passam alguns dias em Arraial poderão também visitar as praias da cidade vizinha, Cabo Frio. Elas são bem mais urbanas e movimentadas, por isso, prepare-se para areias mais cheias. Outra boa opção é seguir até Búzios, onde há mais de 20 opções de praias. Apesar de muito badalada, a cidade sempre oferece uma faixa de areia mais calma.