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Obstáculos superados com tecnologia

A Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Saerp) concluiu, no final de janeiro, a implantação da Leitura e Emis­são Instantânea de Conta da Saerp para todos os consumidores. Implantada em novembro do ano passado – com fiscalização a partir de dezembro – a Área Azul Digital já funciona regularmente com economia de tempo para motoristas e agilidade no sistema de cobrança do estacionamento rotativo. São estes dois exemplos cla­ros de utilização da tecnologia em favor do cidadão, com aumento palpável da eficiência do serviço público prestado.

Muitos outros serviços contam com tecnologia de ponta e mo­dernidade para tornar a cidade mais rápida e global sem deixar de ser acolhedora. Os dois serviços recentes até poderiam ter sido im­plantados antes, por administrações anteriores às nossas gestões, mas acabaram relegadas ao segundo plano e agora recuperamos o tempo perdido com a adoção de medidas que levaram às suas im­plantações. Para segurança dos dois serviços eles foram implanta­dos de forma gradativa, principalmente no caso da conta de água, para a correção de possíveis falhas no decorrer da implantação.

Com a implantação do sistema da Leitura e Emissão Instan­tânea da conta, há economia considerável de recursos humanos. O leiturista que precisava ir duas vezes no mesmo imóvel – para fazer a leitura e, depois, entregar a conta – vai apenas uma vez agora. Com o sistema antigo, havia um período de tempo maior entre a leitura do hidrômetro e o vencimento da conta, o que poderia gerar dúvidas. Hoje a conta que o cidadão recebe em sua residência refere-se ao consumo do mês anterior, sem nenhum período adicional.

A nova sistemática permite ao consumidor acompanhar de forma mais eficiente o seu consumo, porque ao receber a conta ele tem o mesmo registro que aparece em seu hidrômetro lido pelo leiturista momentos antes. Os servidores podem, inclusive, sanar dúvidas dos consumidores no momento da entrega da conta, por­que há muitas dúvidas sobre o consumo e de como ele é medido. Em caso de algum vazamento com alteração na conta, o consumi­dor também fica sabendo na hora da leitura e pode solucionar o problema imediatamente, reduzindo perdas.

A modernização do sistema de estacionamento rotativo da Área Azul teve um período de adaptação de 20 dias, no mês de novembro, com início de fiscalização no dia 1º de dezembro. A solução que aparenta apenas uma mudança no sistema de cobran­ça, representa também a ampliação de vagas de estacionamento, porque os motoristas têm hoje mais facilidade de adquirir seus créditos de estacionamento, com moedas, cartões de crédito, débito e créditos pré-pagos que podem ser adquiridos por meio de dois aplicativos de celular.

Com isso reduz-se a procura por cartões em lojas do comércio, dificuldade de troco e outras inconveniências. Mas os pontos de venda continuam atendendo. A fiscalização é feita por videomonito­ramento, com informações já nas placas de Área Azul, que também informam sobre horários de funcionamento e possível punição por multa para o caso de inexistência de cartão no veículo.

São medidas relativamente simples, mas aparentemente as medidas mais óbvias são as que mais ajudam as pessoas a conviver em sociedade. É preciso que haja organização, controle, planeja­mento e bons serviços, para que as cidades funcionem a contento, porque há na vida compartilhada, dificuldades naturais de convi­vência. Cabe ao poder público organizar, normatizar e trabalhar para que as arestas estejam bem aparadas e, assim, oferecer cidades que funcionam, para que as pessoas sejam felizes nas localidades que escolheram para viver.

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