Tribuna Ribeirão
Geral

Observatório do Livro entrega minibibliotecas

Experiências das mais di­versas demonstram o sucesso e os benefícios do Clube de Leitura 6.0 no estado de São Paulo e o quanto é impor­tante que projetos voltados à população idosa garantam que grupos vulneráveis não sejam excluídos de ações cul­turais. Somente no municí­pio são 483 pessoas atendi­das em 25 clubes instalados.

Em Ribeirão Preto, onde os grupos de leitura têm acesso a uma biblioteca virtual de 30 mil títulos, o Observatório do Livro está entregando dez minibiblio­tecas físicas em Instituições de Longa Permanência para Pes­soas Idosas (ILPI).

Os residenciais contempla­dos são Assistência e Moradia de Idosos (AMI), Casa do Vovô, Lar Padre Euclides, Lar dos Ve­lhos da Igreja Presbiteriana, Casa dos Sírios, Flor de Maio, Lar Vovô Albano, Recanto dos Anjos, Centro Dia do Idoso (Apae) e Residencial D’Clarice.

Tatiana Brechani, diretora de Operações do Observatório, destaca que a leitura literária traz um universo de conheci­mento, diversão e prazer para qualquer idade. “E para as pes­soas idosas, então, é ótima para auxiliar na manutenção da saú­de física e emocional”, observa.

Sobre as minibibliotecas, Tatiana considera que o livro também é companhia. “Além de histórias, estamos entregan­do novos amigos”, completa. A 3ª Jornada da Leitura 6.0, onli­ne e gratuita, pretende discutir e intensificar a divulgação, entre a população mais velha, sobre os benefícios da leitura literária para uma velhice mais saudável.

A cerimônia de abertura contará com a presença da se­cretária de Assistência Social do município, Gláucia Berenice, da presidente do Conselho Muni­cipal do Idoso, Gislene Mazzer Ribeiro, e da superintendente de Sustentabilidade da Arteris, Christiana de Almeida Costa.

Já o segundo painel abri­rá espaço para as vertentes do projeto. Ele será composto por Tatiana Brechani; pela media­dora de leitura e bibliotera­peuta Poliana Savegnago; pela facilitadora de leitura Adrielli de Oliveira e Silva, que é tera­peuta ocupacional em ILPI; e pela participante do Clube 6.0, recém-formada no projeto “Re­tomada” e voluntária no “Clube de Leitura no Cárcere” Lurdi­nha Kumakura, que abordarão “Como trabalhar a leitura digi­tal com pessoas idosas”.

Para encerrar, o já tradicio­nal Sarau, com a apresentação de textos autorais de membros dos clubes realizada pela me­diadora de leitura e bibliote­rapeuta Monalisa Machado. O evento será transmitido pelo YouTube (@canaldogaleno), das 16 horas às 18h15. Conta com a parceria do Conselho Municipal do Idoso de Ribei­rão Preto. As inscrições po­dem ser feitas através do link https://observatoriodolivro.org.br/jornada-leitura-60.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Hiper Saúde – Ribeirão e região

Redação 1

Licitação de fibra ótica é concluída

Redação 1

Parede desaba sobre operário em obra nos Campos Elíseos

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com