Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Observatório do Livro é finalista do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024

Em dezembro do ano passado, o Observatório recebeu o Prêmio de Melhor ONG de Cultura do País (Divulgação)

A entrega do prêmio ocorrerá nesta terça-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes. Em dezembro do ano passado, o Observatório recebeu o Prêmio de Melhor ONG de Cultura do País. O anúncio foi feito pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, cuja premiação reconhece as principais iniciativas culturais de 2023.

Ao todo são 13 categorias contempladas e o Observatório concorre no grupo de “Incentivo à Leitura”. Os vencedores receberão um troféu e uma premiação de R$ 35,5 mil, exceto na categoria “Instituição Cultural”, que não conta com prêmio em dinheiro.

Completando 25 anos de existência, o Observatório do Livro tem cumprido, através de seus vários projetos e programas, o objetivo de desenvolver ações para estimular a leitura e ampliar noções de cidadania entre os recortes da população, de crianças e adolescentes periféricos a pessoas idosas e privadas de liberdade. Mais do que isso, a instituição, que se notabilizou pelos diversos prêmios recebidos, busca oferecer aos seus beneficiários ferramentas que ampliem a sua concepção pessoal e coletiva de mundo.

O Observatório inovou, por exemplo, ao oferecer clubes de leitura virtuais durante a pandemia Coronavírus para a população acima de 60 anos. Isso contribuiu para aumentar ainda mais o impacto de inclusão digital nessa faixa etária do projeto original, que já era inovador, ao prever a leitura de eBooks em tablets a partir de uma biblioteca virtual com 30.000 títulos.

Para Galeno Amorim, presidente da instituição e ex-presidente da Biblioteca Nacional, o fato de ser finalista do prêmio consagra a democratização do acesso à leitura como um caminho imprescindível para promover e transformar as pessoas. “E também é o reconhecimento ao esforço coletivo das nossas equipes e nossos parceiros e apoiadores que ajudam a manter a maior rede de clubes de leitura do mundo”, completa Galeno.

Postagens relacionadas

Bairro Cristo Redentor deve ficar sem água até amanhã

Redação 2

Carro e ônibus batem no Centro de RP

Luque

Substituta de “Além da Ilusão” já tem data de estreia na Globo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com