A última ação dos advogados do Observatório das Eleições da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP) referente ao primeiro turno das eleições será nesta terça-feira, 9 de outubro. Eles vão protocolar junto à Justiça Eleitoral os últimos ofícios referentes a denúncias de irregularidades recebidas da população e dos observadores no último domingo (7).
Foram mais de 20 ofícios, incluindo os que serão apresentados nesta terça à Justiça Eleitoral. “A maioria refere a despejo de material de campanha junto aos locais de votação, porém, vimos que a maioria dos candidatos de Ribeirão Preto respeitou a lei, diferentemente de alguns candidatos da região que jogaram muitos santinhos nas calçadas das escolas”, diz Edson Oliveira, coordenador do Observatório das Eleições.
Pelo WhatsApp, a entidade recebeu denúncias, vídeos e fotos de irregularidades na cidade, mas também recebeu vários pedidos de esclarecimento de dúvidas dos eleitores não apenas de Ribeirão Preto, mas de outras cidades do país. “O trabalho segue no segundo turno das eleições. Já estamos em atividade acompanhando as campanhas e as atividades dos militantes na cidade”, informa.
Quinze advogados e voluntários fizeram plantão durante todo o domingo recebendo denúncias, redigindo ofícios, orientando os observadores voluntários e percorrendo os locais de votação. No dia 3 de outubro, o Observatório das Eleições lançou um manifesto de repúdio às irregularidades promovidas por candidatos e partidos políticos.
O Observatório das Eleições orientou vários estudantes e voluntários para atuarem como observadores nos pontos de votação. Além disso, os advogados também percorreram os principais locais de votação na cidade fotografando e filmando os casos de derramamento de propaganda eleitoral.