Equipes da prefeitura de Ribeirão Preto iniciaram os serviços de estabilização do talude no córrego Retiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira perto da Antonio Diederichsen, no Jardim América, na Zona Sul, para evitar que a encosta continue desmoronando. O tráfego ficou lento durante alguns períodos.
Isso ocorreu porque a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), que havia anunciado a interdição total da avenida Francisco Junqueira para a entrada e saída de retroescavadeiras e caminhões com entulho e material de construção, optou por fazer bloqueios pontuais. Quando algum veículo pesado estava chegando ou saindo do local, os agentes de trânsito fechavam as três faixas.
Em seguida, voltavam a liberar duas das três pistas para o tráfego. No final da tarde, a Transero emitiu nota informando que “foram liberadas duas faixas de rolagens na avenida Doutor Francisco Junqueira, entre a rua Cândido Portinari e a avenida Antonio Diederichsen. Uma equipe de agentes civis de trânsito está no local para orientar os condutores e controlar a fluidez do trânsito”.
Na terça-feira, equipes das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura e do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp)retiraram as quatro árvores que caíram no trecho Francisco Junqueira onde o muro de arrimo deslizou no domingo(13). O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) acompanhou o início dos trabalhos e vistoriou o local na manhã de terça-feira (15).
Além do prefeito, o secretário interino de Obras Públicas, Luiz Eugênio Scarpino, e o assessor técnico do Daerp, Cleverson Fernandes Braga, acompanharam o começo da ação de retirada de todas as árvores que caíram ou estavam em risco de queda em função do deslizamento de parte da lateral do córrego, na avenida Francisco Junqueira, no sentido Centro/ bairro. Cinco caminhões retiraram a massa verde do local.
Segundo Scarpino, a Secretaria de Obras está preparando uma contratação emergencial para iniciar imediatamente os trabalhos de recuperação da lateral do córrego Retiro Saudoso. A previsão é que os reparos fiquem prontos entre 60 e 90 dias. A rua Coronel Arnoud Antunes Maciel foi liberada apenas para acesso local, entre a avenida Portugal e a rua Doutor Ari Mariano da Silva e a partir daí até a Francisco Junqueira.
Agentes de trânsito colocaram cavaletes e faixas para alertar os motoristas, e monitoram o fluxo de veículos. A adutora rompeu na manhã de domingo (13). O volume de água provocou erosão e a queda do muro de contenção. Quatro árvores tombaram no córrego.
Desvios
A Transerp orienta os motoristas a ter paciência, redobrar a atenção e reduzir a velocidade nesse trecho, entre as avenidas Plínio de Castro Prado e Antônio Diederichsen, para evitar acidentes. As vias estão sinalizadas e há opções de desvio. Quem segue na avenida Francisco Junqueira em direção a Portugal deve virar à direita na rua Murched Cury ou na Doutor Enéas de Carvalho Aguiar. Já quem segue na avenida Francisco Junqueira em direção à Presidente Vargas deve virar à direita na rua Candido Portinari e depois à esquerda na Rua Doutor Ari Mariano da Silva e então acessar a Antônio Diederichsen.