A partir desta semana, o motorista que passa diariamente pela região central de Ribeirão Preto deve ficar atento. Na tarde da próxima terça-feira, 5 de junho, haverá interdições na avenida Doutor Francisco Junqueira, além de mudanças em trajetos de linhas de ônibus urbano e no sistema viário. A prefeitura dará início às obras para construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso. As intervenções terão início na quarta-feira (6).
As alterações no trânsito são necessárias para o início da construção da ponte sobre o córrego Retiro Saudoso que vai ligar as ruas José Bonifácio, no Centro, à Paraíba, nos Campos Elíseos. Nas próximas etapas, também serão construídas mais duas pontes na Francisco Junqueira ligando os dois bairros, entre as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant e Visconde de Inhaúma e Tamandaré.
Para a instalação do canteiro de obras será necessária a interdição de duas faixas de rolagem nos dois sentidos da avenida e o desligamento do semáforo que fica na confluência com a José Bonifácio, ficando, assim, o último trecho desta rua a ser utilizado preferencialmente para acesso local ao comércio instalado.
Segundo nota da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), além da interdição parcial de trechos da Francisco Junqueira entre a Jerônimo Gonçalves e José Bonifácio, será necessária a adequação no sistema viário da região, como a proibição de estacionamento e a criação de três faixas de rolagem na avenida Fábio Barreto, entre a rua Alagoas e a rotatória Amin Calil, e na Silveira Martins, entre a rotatória e a rua Patrocínio.
Como a rua Capitão Salomão poderá ser utilizada como rota alternativa para acesso aos bairros Campos Elíseos e Jardim Paulista, será implantada a proibição de estacionamento nesta rua entre a Tamandaré e a Roberto Mange. Outra rota alternativa às obras na Francisco Junqueira é a rua Mariana Junqueira, que contará com implantação de semáforo com a Jerônimo Gonçalves, a inversão de parada obrigatória com a José Bonifácio (tornando a Mariana Junqueira preferencial), proibição de estacionamento do lado direito da via, permitindo, assim, maior segurança e fluidez no trânsito local.
O início dos trabalhos estava previsto para a última segunda-feira, 28 de maio, mas a empresa vencedora da licitação, a V Quattro Engenharia Ltda., informou que não teria como colocar suas máquinas no canteiro de obras por causa da greve dos caminhoneiros autônomos, que atingiu várias regiões do país e provocou desabastecimento de combustíveis.
A partir de terça-feira (5), também serão desativados temporariamente os pontos de parada do transporte coletivo urbano no sentido bairro-Centro na Francisco Junqueira nº 160, entre a Jerônimo Gonçalves e a José Bonifácio, e no sentido oposto, no número 37 da avenida, entre as ruas Paraíba e Sergipe.
A Transerp disponibilizou rotas alternativas para os motoristas. Também informa que dentro das medidas adotadas está a implantação de um semáforo na avenida Jerônimo Gonçalves com a rua Mariana Junqueira, preservação de estacionamentos nos locais onde for necessário para oferecer melhor fluidez no trânsito e a implantação de toda a sinalização de orientação/advertência para melhor informar os usuários.
A obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do governo federal, que prevê financiamento total de R$ 310 milhões. A V Quattro Engenharia Ltda. venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões. A expectativa da administração é que as três pontes fiquem prontas em seis meses, antes do final do ano. Há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre. As demais são para 2019.
Outra intervenção, a primeira do pacote, a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, será retomada nesta segunda-feira (4). No total, estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município. No total, serão investidos R$ 310 milhões, a maior parte financiada pelo PAC da Mobilidade Urbana, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.
As rotas alternativas citadas pela Transerp
A) Sentido rotatória Amin Calil – Região Central
1) Acessar a região central ou continuar pela avenida Doutor Francisco Junqueira: os veículos que vierem da rotatória Amin Calil poderão seguir em frente em apenas uma pista pela avenida ou virar à direita pela Jerônimo Gonçalves, entrar à esquerda na rua Mariana Junqueira até a Amador Bueno, entrando à esquerda e retomando o itinerário normal pela avenida Francisco Junqueira. Neste caso, o condutor poderá continuar pela rua Mariana Junqueira e acessar a região central.
2) Acessar a região dos bairros Campos Elíseos, Jardim Paulista ou avenida Treze de Maio: os veículos que vêm pela rotatória Amin Calil poderão seguir pela rua Silveira Martins e virar à direita na rua Capitão Salomão.
3) Região Central, Terminal Rodoviário, avenida Caramuru: os condutores que vierem da Via Norte, poderão entrar à direita na rua Rodrigues Alves, à direita na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Conselheiro Dantas, à esquerda na rua Martinico Prado, seguindo até avenida Jerônimo Gonçalves.
B) Sentido Região Central à rotatória Amin Calil
4) Os veículos que seguem em direção à rotatória Amin Calil poderão entrar à direita na rua São Paulo, à esquerda na rua Rio de Janeiro, assim, retomando à avenida Dr. Francisco Junqueira pela rua Pompeu de Camargo, ou seguindo em frente até a rua Silveira Martins.
C) Sentido Região Oeste à avenida Francisco Junqueira
5) Os condutores provenientes da avenida Caramuru/alameda Botafogo que pretendem acessar a avenida Francisco Junqueira, através da avenida Jerônimo Gonçalves, poderão utilizar as ruas Campos Salles ou Lafaiete, virar à esquerda na rua Amador Bueno até à avenida Francisco Junqueira.
6) Para acessar a região da avenida Costa e Silva, a Transerp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotatória Amin Calil.
7) Para acessar a região da avenida Marechal Costa e Silva, a Transerp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotatória Amin Calil.
Obras do PAC já anunciadas
1º pacote
4º trimestre de 2018 – R$ 54,43 milhões
Obras: Dois viadutos, duas pontes e dois corredores. (viadutos da avenida Brasil com a avenida Thomaz Alberto Wathely e na avenida Maria Jesus de Condeixa com alteamento da CPFL Paulista, pontes na Francisco Junqueira com a Pompeu de Camargo e da avenida Jerônimo Gonçalves, ligando os terminais urbanos. Corredores na avenida Saudade com a rua São Paulo e da avenida Dom Pedro I).
2º pacote
1º trimestre de 2019 – R$ 76,7 milhões
Obras: Construção dos corredores da Presidente Vargas, Norte X Sul (Mogiana, Independência, Meira Júnior), viaduto Avenida Brasil com a avenida Mogiana, trincheira da avenida Independência com a Presidente Vargas e adequações na avenida Presidente Vargas com a Diederichsen e da Nove de Julho X Portugal X Diederichsen.
3º pacote
3º trimestre de 2019 – R$ 86,07 milhões
Obras: Obras do corredor Norte x Sul (Recife, Lygia Latuf, Thomaz Alberto Wathely ), corredores do Quadrilátero Central, avenida do Café, Castelo Branco , ponte na duplicação da avenida Independência, solução em nível na avenida Independência com a João Fiuza e corredor na avenida Costábile Romano.
‘Estrada das Palmeiras’ – Prefeitura retoma duplicação de via
A duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, no Complexo Ribeirão Verde, Zona Leste da cidade, será retomada nesta segunda-feira, 4 de junho. As obras foram suspensas no início da semana passada por causa da greve dos caminhoneiros autônomos. Apesar da interrupção por quase uma semana, a intervenção segue dentro do cronograma de trabalho, com previsão de entrega até o final deste ano.
Nesta etapa está sendo executada a limpeza de vegetação e terraplenagem da Rodovia Anhanguera (SP-33) até o córrego Palmeiras e ocorre a instalação das galerias de águas pluviais nas duas pistas. Segundo a administração Duarte Nogueira Júnior (PSDB), já foram executados quase 25% do planejado.
“Já temos praticamente 25% da obra executada, que está dentro do cronograma previsto, sendo que todas as providências necessárias para cada entrave já foram tomadas. Nossa expectativa será confirmada e nós vamos entregar essa obra antes do Natal deste ano, conforme o compromisso assumido com a cidade de Ribeirão Preto”, afirma o prefeito.
Recentemente, o prefeito, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, e engenheiros da Tecla, esteve na capital em duas oportunidades para tratar de algumas liberações da obra. Em março, foram na Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) para solicitar um estudo do tráfego no local e um projeto de funcionalidades relacionado ao encaixe da avenida na Anhanguera. m abril, eles estiveram na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para discutir itens ambientais referentes às obras da avenida.
No ano passado, a administração municipal rompeu, unilateralmente, o contrato com a Prime Infraestrutura, que venceu a licitação mas cumpriu menos de 10% do cronograma. A intervenção teve continuidade porque a terceira empresa habilitada pela comissão de licitação, em abril de 2016, para execução do projeto de duplicação da via, a Tecla Construções, aceitou, em 13 de novembro do ano passado, prosseguir com as obras. A construtora é a mesma que realizou a polêmica reforma do calçadão.
A empresa havia se comprometido a entregar as obras de pavimentação e duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, entre a Rodovia Anhanguera e rua José Malvaso, em 18 meses, contando a partir da data em que assinar o contrato, mas reduziu o prazo em seis meses. A duplicação da avenida é uma das obras executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, com investimento total de R$ 310 milhões.
A Prime Infraestutura venceu o certame ao apresentar o menor valor, de R$ 25,3 milhões. A obra estava orçada inicialmente em R$ 35,9 milhões. A empresa recebeu da prefeitura R$ 2,23 milhões. Ou seja, restam cerca de R$ 23,07 milhões para serem investidos na duplicação.
Duplicação – A duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, está sendo feita entre a Rodovia Anhanguera e a rua José Malvaso, no Jardim Antônio Palocci, beneficiando cerca de 80 mil moradores.
Os mais de quatro quilômetros da avenida vão receber urbanização completa, que inclui duplicação da via, pavimentação, ciclovia, bancos, lixeiras, abrigos em ponto de ônibus, rampas, calçadas e paisagismo. A avenida também contará com infraestrutura completa com a instalação de redes de água, esgoto e galerias de águas pluviais.
Recapeamento – Também nesta segunda-feira, dia 4, às oito horas da manhã, terá início nova etapa de recapeamento, na equina da avenida Carlos Consoni com rua Hudson, no Jardim Canadá , na Zona Sul. O recapeamento beneficiará também trechos dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos, com quase 13 quilômetros de recapeamento, ao custo de R$ 2,24 milhões.