A prefeitura de Ribeirão Preto foi obrigada a adiar a interdição de pistas da avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central da cidade, por causa da confusão causada no final da tarde desta terça-feira (5). Apesar das placas e dos cones de sinalização e da presença de “marronzinhos” da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), muitos motoristas não sabiam das mudanças no sistema viário – nos horários de pico o fluxo na via chega a 3.500 veículos.
A interdição é necessária para a construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, na Francisco Junqueira, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), um pacote de obras que terá investimento de R$ 310 milhões. As intervenções serão escalonadas, de 20 em 20 dias, e durante seis meses o tráfego de veículos será limitado na região central da cidade.
Quem passou pela Francisco Junqueira depois das 15 horas desta terça-feira levou cerca de 40 minutos para atravessar o trecho entre o cruzamento das avenidas Fábio Barreto e Jerônimo Gonçalves e a rua José Bonifácio. Para evitar mais transtornos, o container da empresa responsável pela obras foi deixado no canteiro da via junto com os cones de sinalização. Na manhã de hoje, porém, o loção seria parcialmente interditado – haverá apenas uma pista livre para os carros.
A primeira obra vai ligar as ruas José Bonifácio, no Centro, à Paraíba, nos Campos Elíseos. Nas próximas etapas, também serão construídas mais duas pontes na Francisco Junqueira, entre as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant e Visconde de Inhaúma e Tamandaré. As intervenções contribuirão futuramente para a fluidez do trânsito, assim como as outras que ocorrerão na cidade, provenientes do PAC da Mobilidade. “Estas pontes terão uma grande importância no trânsito da região central, criando uma ligação direta com o bairro dos Campos Elíseos, melhorando a fluidez do trânsito de outras ruas, como a Amador Bueno e Tibiriçá”, destaca o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Vinte dias depois do início das obras na José Bonifácio, a Secretaria Municipal de Obras Públicas dará início à construção da segunda ponte sobre o córrego Retiro Saudoso, com a ligação das ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré. Passados mais 20 dias, terão início as obras da terceira ponte, interligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant. Nas três intervenções, as etapas de construção serão idênticas.
A primeira etapa consiste na instalação do canteiro de obras e interdições de trânsito. Em seguida, serão instaladas as estacas-raiz e blocos de fundação e, na sequência, colocados os pilares e as vigas pré-moldadas. Finalizada esta fase, será realizada a concretagem da laje do tabuleiro (nome dado ao pavimento de uma ponte) e construídas guias, sarjetas e rampas de acessibilidade (oito em cada). O trecho, então, receberá asfalto novo. Finalizada a execução destas etapas, a sinalização horizontal e vertical será instalada.
A V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões. Segundo nota da Transerp, além da interdição parcial de trechos da Francisco Junqueira entre a Jerônimo Gonçalves e José Bonifácio, será necessária a adequação no sistema viário da região, como a proibição de estacionamento e a criação de três faixas de rolagem na avenida Fábio Barreto, entre a rua Alagoas e a rotatória Amin Calil, e na Silveira Martins, entre a rotatória e a rua Patrocínio.
Como a rua Capitão Salomão poderá ser utilizada como rota alternativa para acesso aos bairros Campos Elíseos e Jardim Paulista, será implantada a proibição de estacionamento nesta rua entre a Tamandaré e a Roberto Mange. Outra rota alternativa às obras na Francisco Junqueira é a rua Mariana Junqueira, que contará com implantação de semáforo com a Jerônimo Gonçalves, a inversão de parada obrigatória com a José Bonifácio (tornando a Mariana Junqueira preferencial), proibição de estacionamento do lado direito da via, permitindo, assim, maior segurança e fluidez no trânsito local.
Semáforo – A Transerp começou a operar o semáforo no cruzamento da rua Mariana Junqueira com a avenida Jerônimo Gonçalves. A instalação do equipamento tem o objetivo de contribuir para uma das rotas alternativas das obras. A empresa reguladora também renovou a sinalização horizontal do cruzamento, incluindo faixas de pedestre e de retenção.
Ainda foram colocadas novas placas de orientação aos condutores sobre o equipamento. Mesmo com a instalação dos equipamentos, os agentes civis de trânsito continuarão com o trabalho de monitoramento em toda a região para garantir melhor fluidez do tráfego de veículos na região.
Também foram desativados temporariamente os pontos de parada do transporte coletivo urbano no sentido bairro-Centro na Francisco Junqueira nº 160, entre a Jerônimo Gonçalves e a José Bonifácio, e no sentido oposto, no número 37 da avenida, entre as ruas Paraíba e Sergipe.
As rotas alternativas citadas pela Transerp
A) SENTIDO ROTATÓRIA AMIN CALIL – REGIÃO CENTRAL
1) Acessar a região central ou continuar pela avenida Doutor Francisco Junqueira: os veículos que vierem da rotatória Amin Calil poderão seguir em frente em apenas uma pista pela avenida ou virar à direita pela Jerônimo Gonçalves, entrar à esquerda na rua Mariana Junqueira até a Amador Bueno, entrando à esquerda e retomando o itinerário normal pela avenida Francisco Junqueira. Neste caso, o condutor poderá continuar pela rua Mariana Junqueira e acessar a região central.
2) Acessar a região dos bairros Campos Elíseos, Jardim Paulista ou avenida Treze de Maio: os veículos que vêm pela rotatória Amin Calil poderão seguir pela rua Silveira Martins e virar à direita na rua Capitão Salomão.
3) Região Central, Terminal Rodoviário, avenida Caramuru: os condutores que vierem da Via Norte, poderão entrar à direita na rua Rodrigues Alves, à direita na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Conselheiro Dantas, à esquerda na rua Martinico Prado, seguindo até avenida Jerônimo Gonçalves.
B) SENTIDO REGIÃO CENTRAL À ROTATÓRIA AMIN CALIL
4) Os veículos que seguem em direção à rotatória Amin Calil poderão entrar à direita na rua São Paulo, à esquerda na rua Rio de Janeiro, assim, retomando à avenida Dr. Francisco Junqueira pela rua Pompeu de Camargo, ou seguindo em frente até a rua Silveira Martins.
C) SENTIDO REGIÃO OESTE À AVENIDA FRANCISCO JUNQUEIRA
5) Os condutores provenientes da avenida Caramuru/alameda Botafogo que pretendem acessar a avenida Francisco Junqueira, através da avenida Jerônimo Gonçalves, poderão utilizar as ruas Campos Salles ou Lafaiete, virar à esquerda na rua Amador Bueno até à avenida Francisco Junqueira.
6) Para acessar a região da avenida Costa e Silva, a Transerp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotatória Amin Calil.
7) Para acessar a região da avenida Marechal Costa e Silva, a Transerp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotatória Amin Calil.