Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Obras de Vaccarini serão restauradas 

“Praça das Artes”: conjunto de monumentos instalados entre 1994 e 1997 njo Parque Maurílio Biagi tem caráter intimista e moderno e retrata a luta de minorias (Alfredo Risk)

A prefeitura de Ribeirão Preto assinou no último sábado, 9 de março, a autorização para abertura de licitação visando o restauro total da “Praça das Artes”, conjunto de obras de Bassano Vaccarini (1914-2002) instaladas no Parque Maurílio Biagi, na região Central da cidade.

“As obras de Bassano Vaccarini serão totalmente restauradas para esta e para as futuras gerações. No projeto de restauro, iremos abrir oportunidades para que artistas do município possam acompanhar e aprender o serviço de restauro”, diz o prefeito Duarte Nogueira.

O artista foi convidado em 1993 para dar início às obras e trabalhou na “Praça das Artes” entre 1994 e 1997. Por meio de painéis arquitetônicos e esculturas, teve o intuito de resgatar a memória das lutas proletárias da cidade, da imigração italiana e da francesa em Ribeirão Preto, bem como a participação indígena e da raça negra, além do desenvolvimento agrícola e industrial da região.

Bassano é um dos artistas mais conhecidos de Ribeirão e Região e é um orgulho para toda a classe artística e para a memória cultural de nossa cidade. Restaurar a Praça das Artes significa resguardar essa memória e reverenciar o artista que ainda impacta a vida de muitos”, avalia Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.

Com quase um ano de atraso – a prefeitura havia informado, em março do ano passado, que o processo licitatório será aberto em maio de 2023 –, a abertura da licitação será realizada nas próximas semanas e irá levantar os custos do restauro, que tem uma estimativa de R$ 140 mil.

Em março do ano passado, por meio de nota, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo informava que “até a primeira quinzena de maio será publicado o edital para contratação de empresa especializada em restauro que irá executar o trabalho nas cinco obras de artes do artista Bassano Vaccarini, que estão no Parque Maurílio Biagi.”

Por se tratar de obras tombadas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), para a limpeza e remoção das pichações devem ser respeitados os critérios de restauração. As obras do Parque Maurílio Biagi foram finalizadas na gestão do então prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB, 1997-2000).

Bassano Vaccarini foi escultor, pintor, cenógrafo, figurinista, cineasta e professor, além de um ícone da arte moderna brasileira.  Ele veio para Ribeirão Preto em 1956, a convite do então prefeito Costábile Romano para fazer as decorações do centenário da cidade.

Bassano Nascido na cidade de San Colombano al Lambro (Lombardia), perto de Milão, Itália, Bassano Vaccarini estudou na Academia de Brera, frequentou o meio artístico milanês na década de 1930 e 1940. Participou de várias exposições na Itália, incluindo a Bienal de Veneza em 1942. Ganhou alguns prêmios e foi considerado o melhor escultor jovem. 

Participou de três Bienais Internacionais de São Paulo em 1951, 1955 e 1967. É um dos artistas mais conhecidos da região de Ribeirão Preto. Produziu mais de 3.000 obras entre desenhos, pinturas a óleo e esculturas em diversos materiais. O artista um acervo notável com mais de mil obras entre esculturas e pinturas espalhadas pelas cidades de Altinópolis e Ribeirão Preto.

Em Ribeirão Preto, além do magnífico painel-mosaico, que decora uma das alas externas do Mercado Municipal de Ribeirão Preto, compondo diversas peças de geometria variada – cubos, cones e poliedros distintos, cobrindo-as com pastilhas diferentes, exibindo uma volumetria rica de cores e movimento,

Vale destacar as esculturas instaladas no Parque Ecológico Maurílio Biagi e na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), onde deixou sua marca no espaço da Missa Campal, com suas esculturas, na biblioteca, onde estão seus quadros a óleo, e, no teatro que leva seu nome.

Placas Ainda no sábado, o prefeito Duarte Nogueira assinou a autorização para realizar o Serviço de manutenção das placas informativas do espaço. “O serviço começará imediatamente e deve ser concluído em 30 dias”, afirma o chefe do Executivo.

As placas que serão substituídas são as portarias de acesso pela alameda Botafogo e a pela avenida Elpídio Gomes e as de identificação dos portões de acesso das duas entradas. De acordo com a secretária de Infraestrutura Catherine D’ Andrea, também serão reformadas as sete placas informativas espalhadas por toda a extensão do parque.

Duas delas estão danificadas, sem os quadrantes superiores, contando apenas cm a haste de metal para a sustentação e os três círculos. “Nas placas serão usadas adesivos para facilitar a reposição o mais rápido possível”, disse a secretária.

O Parque Ecológico Maurilio Biagi é um importante centro de lazer e atividades culturais ao ar livre no município. Foi inaugurado em julho de 2010, ao lado da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, na divisa dos bairros Vila Tibério, Vila República e Centro.

Parque Atende das seis às 21 horas. Tem área de 70 mil metros quadrados, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, ponto de leitura, sanitários, pistas de passeio em concreto e ciclovia e equipamentos de ginástica.  A pista de skate foi inaugurada em 9 de outubro de 2021.

Tem área reservada para o street (plana, com corrimãos e rampas), mas tem gente se arrisca no skate park, espaço que parece uma piscina. As manobras são radicais nas duas modalidades, mas no skate park os praticantes chegam a “voar” pra fora da pista.

Três fotos

Duas fotos Van (Fernando Gonzaga) e Van Detalhe (Alfredo Risk)
Obras de Bassano Vaccarini foram pichadas por vândalos: obras de restauração da “Praça das Artes” ainda não têm data para começar

Foto Pro: Fernand Gonzaga
Duarte Nogueira mostra autorização para abertura de licitação ao lado dos secretários municipais: trabalho de recuperação está orçado em R$ 140 mil

 

 

Postagens relacionadas

Mulher ferida gravemente após colisão em Franca

Redação 1

Fogo destrói estátua da Havan em cidade de São Carlos

Redação 1

AEAARP está recebendo doações para vítimas do RS

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com