Tribuna Ribeirão
Cultura

Obras de Portinari vão virar grafite

Divulgação

O MIS Experience – ins­tituição da Secretaria de Cultura e Economia Cria­tiva do Estado de São Paulo – está preparando uma das maiores exposições já reali­zadas sobre Candido Porti­nari (1903-1962). Enquanto aguarda pela inauguração de “Portinari para todos”, em 5 de março, o público terá a chance de conferir algumas das obras do artista, mas de um jeito diferente.

Neste sábado, 12 de fe­vereiro, em conjunto com o Museu do Catavento, espaço de ciência e tecnologia, e as Fábricas de Cultura – tam­bém instituições da secretaria – onze grafiteiros farão uma releitura desses trabalhos. O evento terá início às dez horas.

Vão participar Aglaup Abreu, Lais da Lama, Ana Kia, Del- André, PRETOtna, Dinas Miguel, Mari Pavanelli, Pixote Mushi, Tiago Zaka, Fernando Berg (Fábricas de Diadema, Vila Nova Cacho­eirinha e Jardim São Luiz) e Thiago Monster Ectoplasma.

Os artistas se inspiraram em 15 trabalhos muito conhe­cidos de Portinari, entre eles “Café”, “Mestiço”, “Cangacei­ro”, “Lavrador de Café” e “Me­ninos soltando pipa”. “A ideia é chamar a atenção do público para um dos mais importan­tes nomes das artes brasilei­ras”, explica Marcos Mendon­ça, diretor geral da Associação Cultural Ciccillo Matarazzo (ACCIM), gestora do Museu da Imagem e do Som, MIS Experience e Paço das Artes.

“Já em março, no MIS Experience, as pessoas terão uma oportunidade única de contato com as obras de Por­tinari, a partir de recursos tecnológicos e da interativi­dade que é uma das marcas do nosso espaço expositivo”, emenda. Depois desta exibi­ção no Catavento, as criações em grafitti circularão pelas estações de metrô da capital paulista. As datas e os locais exatos da itinerância serão informados em breve pelos organizadores da ação.

Celebração a Portinari
Apesar de Candido Por­tinari não ter participado da Semana de Arte Moderna de 1922, a celebração ao artista faz parte do calendário pau­lista de comemorações do centenário deste importante marco da história nacional. Isso porque é evidente a sua contribuição para o movi­mento modernista do Brasil e consequente popularização mundo afora.

Nascido em Brodowski, cidade vizinha a Ribeirão Pre­to, Portinari retratou como poucos o país e os brasileiros. Suas obras trazem cenas urba­nas e rurais, festas populares, crianças, trabalhadores, entre muitos outros personagens. Grande parte do seu acer­vo estará reunida na mostra “Portinari para todos”, no MIS Experience.

A exposição, apresentada pelo Bradesco, é uma reali­zação do Ministério do Tu­rismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Eco­nomia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Se­cretaria Municipal de Cul­tura e MIS Experience por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac.

A concepção é da Magne­toscópio e conta com as par­cerias de TV Cultura, Projeto Portinari e Museu Casa de Portinari. O patrocínio más­ter é da Sabesp e a mostra conta também com patrocí­nio da Cerâmica Portinari, EMAE, Vivo, e Vertical Gar­den. Tem apoio institucional de Kapitalo, TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC, Bain, Madri Soluções e Te­lium; e apoio operacional de GP&A Royal Boutique Jar­dins e Eko Comunicação.

Postagens relacionadas

Fazenda Festival terá Lauana Prado

William Teodoro

Livro comemora cinquentenário da primeira gestão de Duarte Nogueira

Redação 1

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com