Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Obras alteram locais de votação na cidade

Neste sábado (26), véspera da votação, as campanhas podem utilizar alto-falantes e caixas de som entre 8 e 22 horas (Antonio Augusto/Ascom/TSE)

A Justiça Eleitoral alterou o local de votação de aproxima­damente 8,4 mil pessoas em Ribeirão Preto. A mudança foi necessária porque o Serviço Social da Indústria (Sesi) de­volveu três escolas para a pre­feitura e essas unidades estão sendo reformadas.

Segundo a Justiça Eleitoral, foram colocadas faixas nestas escolas com orientações aos eleitores e informações sobre a mudança. Também haverá neste domingo, 15 de novem­bro, quando acontece o primei­ro turno das eleições, pessoas nestes locais para informar aos cidadãos sobre as respectivas seções eleitorais.

Os eleitores podem con­sultar o local de votação pela internet. Basta acessar o site www.tse.jus.org.br e informar o nome completo, número do título de eleitor, ou do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o nome com­pleto da mãe.

Além da mudança de local, Ribeirão Preto terá, nestas elei­ções, 1.130 urnas eletrônicas espalhadas por 128 locais de votação. Nesta eleição, são qua­tro zonas eleitorais na cidade – 108ª, 265ª, 266ª e 305ª. São 215 equipamentos a menos do que os 1.345 do pleito de 2018.

Neste caso, a mudança será apenas de sala, mas não de en­dereço. A redução é uma deter­minação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de agregar de seções. A Corte justifica dizendo que a meta é racionalizar os trabalhos eleito­rais. Também houve extinção de zonas eleitorais.

Com a alteração, a 108ª Zona Eleitoral, que tinha 29 locais de votação, terá 279 ur­nas. A 255ª terá 33 locais de vo­tação e 300 urnas. A 266ª terá 30 seções e 273 equipamentos e a 305ª Zona Eleitoral contará com 36 locais de votação e 278 urnas. Neste ano, nove candi­datos disputam a prefeitura e 627 concorrem a vereador.

As eleições municipais des­te ano foram adiadas de 4 de outubro para este domingo, 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.

Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em novembro neste ano, se­gundo dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, as 34 cidades têm 1.169.719 eleitores, se­gundo os dados do TSE.

Termina neste sábado, 14 de novembro, às 22 horas, o prazo para ações de campanha nas ruas e nas redes sociais. A partir disso, ficam proibidas distribuição de panfletos, ade­sivos ou santinhos. Postagens em redes sociais de candidatos também não serão permitidas a partir deste horário.

Em decorrência da pande­mia de covid-19, o horário de votação foi estendido e será re­alizado das sete às 17 horas (ho­rário local). O horário das sete às dez horas é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar nesse horário, mas de­vem, se possível, comparecer a partir das dez horas, respeitan­do a preferência.

Também em virtude da pandemia, o uso de máscaras é obrigatório. Sem ela, o eleitor não poderá votar. Caso seja ne­cessário, o mesário pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir a foto na identidade. Entre os protocolos de segurança está a exigência do distanciamento mínimo de um metro.

Não será permitido comer ou beber nada na fila de espe­ra. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara. O TSE recomenda que os eleito­res levem sua própria caneta para assinar presença no ca­derno de votação. No dia da eleição, a legislação eleitoral proíbe a divulgação de qual­quer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Também são vedados, até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veí­culos: aglomeração de pessoas portando vestuário padroniza­do ou instrumentos de propa­ganda; caracterização de mani­festação coletiva e/ou ruidosa; abordagem, aliciamento, utili­zação de métodos de persuasão ou convencimento; e distribui­ção de camisetas.

A legislação proíbe ainda: o uso de alto-falantes, ampli­ficadores de som, comícios, carreatas e qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; e a publi­cação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser man­tidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos pu­blicados anteriormente.

A mudança dos locais de votação
Sesi 259, na Vila Tibério
Eleitores cadastrados nesta escola votarão na Escola Municipal de Ensino Infantil Anita Procópio Junqueira
Rua Vinte e um de Abril nº 570, Vila Tibério
Sesi 345, na Vila Virgínia
Eleitores cadastrados neste local deverão votar na Faculdade de Tecnologia (Fatec)
Avenida Pio XII nº 1.255, Vila Virgínia
Sesi 346, no Ipiranga
Eleitores cadastrados neste local votarão na Faculdade Anhanguera (avenida Eduardo Andréia Matarazzo nº 891)
Entrada pela rua Maria de Lourdes Luiz Fázio nº 324, Vila Albertina

Postagens relacionadas

PM Ambiental realiza “Operação Dia Mundial da Água” na região

Luque

Exame toxicológico vai só até esta terça-feira 

Redação 2

Mercado eleva para 2,89% projeção do crescimento da economia em 2023  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com