Uma das grandes paixões nacionais também foi retratada por Candido Portinari (1903-1962), o futebol. Na rua, no campo ou na calçada, o jogo criou ligações entre o artista e sua cidade natal e virou tema de uma exposição virtual temporária em 2014, previamente à Copa do Mundo sediada no Brasil.
Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, relembra a mostra pelas suas redes sociais e site. A obra “Futebol”, de 1935, foi escolhida como objeto e tema da exposição.
Apresenta um duplo sentido: retrata um jogo entre meninos e tem como pano de fundo Brodowski, cidade natal do pintor, reforçando a ligação de Portinari com o município. Na página www.museucasadeportinari.org.br/exposicaovirtual é possível visualizar a pintura, bem como participar de algumas brincadeiras on-line e aprender mais sobre as bandeiras nacionais.
Outra atividade destaque na programação desta última semana de janeiro é a Feira de Artesanato Virtual, que reúne artesãos de várias modalidades no dia 28, pelas redes sociais. Na galeria, o público poderá conhecer sobre a produção e as peças autorais, além de adquiri-las.
No site do Museu Casa de Portinari ainda é possível visitar parte do acervo exposto por meio de fotos e vídeos, o trabalho das equipes técnicas é fazer um tour virtual pelo espaço. Para conferir, basta acessar www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa ou as redes sociais @museucasadeportinari.
Pandemia
Seguindo as recomendações do Plano São Paulo, o Museu Casa de Portinari comunica que estará fechado para visitação presencial nos dias 30 e 31 janeiro; e 6 e 7 de fevereiro. De terça à sexta-feira, o equipamento cultural estará aberto das dez às 16 horas.
Segue todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. Às segundas-feiras, o Museu Casa de Portinari fica fechado para manutenção e limpeza. As atividades educativas e culturais e o tour virtual, também, permanecem de forma online pelas redes sociais e no site.
Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.
Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.