Com o andamento das obras de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, pelo Programa Ribeirão Mobilidade, duas novas interdições terão início na manhã de segunda-feira, 23 de setembro.
A partir das oito horas, terá início a interdição total na avenida Nove de Julho, nos dois sentidos, entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, para execução de obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação. A intervenção deve durar 30 dias e o acesso será permitido apenas para comerciantes e moradores.
Os cruzamentos das ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto com a avenida Nove de Julho não serão interditados nesse momento. A RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade – sugere rota alternativa.
Quem vem pela avenida Nove de Julho (sentido Bairro/Centro) e deseja seguir para a região Central da cidade deve virar à esquerda na rua Floriano Peixoto, à direita na rua Eliseu Guilherme e à direita na rua Marechal Deodoro e seguir ao destino desejado.
O outro bloqueio terá início às nove horas de segunda-feira, na rua São José, entre as ruas Prudente de Moraes e Campos Salles, na região Central. A interdição deve durar 40 dias e o acesso será permitido apenas para comerciantes e moradores.
A RP Mobi também sugere aos motoristas que busquem rota alternativa. Quem vem pela rua São José deve virar à direita na rua Prudente de Moraes, à esquerda na rua Cerqueira César, à esquerda na rua Campos Salles e à direita para retornar a sua São José ou seguir o destino desejado.
Este bloqueio é necessário para instalação de novas galerias de águas pluviais, com o objetivo de resolver o problema das enchentes na região Central. na Nove de Julho, o trecho do cruzamento das ruas Sete de Setembro até a Marechal Deodoro continua interditado.
No Centro, a interdição no cruzamento da rua Comandante Marcondes Salgado com a rua Mariana Junqueira também prossegue. Segundo a programação divulgada no dia 20 de agosto, o trecho da Nove de Julho entre a Garibaldi e Sete de Setembro deveria ter sido liberado ontem.
A empresa Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. venceu o certame ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19. A economia foi de 5,63% em relação ao custo estimado inicialmente, de R$ R$ 34.344.037,88, desconto de R$ 1.932.261,69.
Porém, o acréscimo chega a R$ 1.279.674,42, aumento de 4,11% em relação aos R$ 31.132.101,77 propostos pela Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro, que venceu o certame anterior, mas teve o contrato rescindido pelo governo Duarte Nogueira (PSDB) em 12 de dezembro.
A previsão inicial da prefeitura de Ribeirão Preto entregar a nova avenida Nove de Julho em junho, durante as comemorações dos 168 anos de Ribeirão Preto, mas o contrato foi prorrogado por mais doze meses. Todo o projeto, inclusive com as intervenções na avenida, deve ficar pronto em maio do ano que vem.